Design
IDEO e a comunicação visual de Boston
Desde o tempo de faculdade (e olha que isso já faz um punhado de tempo), sou fascinado pelo trabalho da IDEO. Fundada em 1991, em Palo Alto, a empresa é uma consultoria…
Desde o tempo de faculdade (e olha que isso já faz um punhado de tempo), sou fascinado pelo trabalho da IDEO. Fundada em 1991, em Palo Alto, a empresa é uma consultoria…
Desde o tempo de faculdade (e olha que isso já faz um punhado de tempo), sou fascinado pelo trabalho da IDEO. Fundada em 1991, em Palo Alto, a empresa é uma consultoria de design e inovação criada por Tim Brown. Entre as marcas que já passaram por lá, estão gigantes como 3M, Lufthansa, GE, Apple (eles criaram o primeiro mouse para Steve Jobs e cia.) e hoje possuem escritórios em 9 cidades do mundo.
Se já não bastasse tudo isso, a IDEO criou um trabalho incrível para a nova (quase velha, porque foi lançada em julho de 2016) identidade da cidade de Boston. Uma das mais antigas cidades dos EUA, Boston precisava se renovar visualmente e contratou a IDEO para isso. O time multidisciplinar da consultoria não estava satisfeito em criar apenas uma simples identidade, eles criaram todo um sistema de comunicação visual, que inclui logo, dois selos oficiais (um modelo oficial e clássico, e outro mais simples para plataformas digitais). O projeto não termina aí… Tem tipografia própria, iconografia, fotografia, grid para website e diversos materiais de apoio – detalhe: tudo publicado no Google Drive, basta pedir acesso aos arquivos.
Em resumo, este projeto deve ficar na cabeceira da cama de todos designers do mundo, para quando forem fazer algo parecido, consultarem e se perguntarem: “Estou fazendo algo tão f*da?! Ou é só um ‘’loguinho’?”.
Obs: Adiantando alguns mimimis virtuais, o logo lembra o trabalho de comunicação de House of Cards, do Netflix. Por isso, quero deixar uma dica: “Roube como um artista”.
OBS nº2: Vocês devem ter percebido que não estamos mais fazendo análises aprofundadas de trabalhos que consideramos bons/excelentes. Existem dois motivos para isso. Primeiro, queremos que vocês pensem mais. Achamos que de opinião pré-concebida, o Facebook está cheio. O segundo motivo é… se o trabalho é bom, por que vamos ficar procurando motivos para criticá-lo? Nada é perfeito. Enjoy!