Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

As 10 marcas mais influentes no Brasil

Qual marca mais influencia no seu dia a dia? Google, Facebook, Samsung, Microsoft, YouTube, Netflix… As seis marcas mais influentes entre os brasileiros seguem essa ordem e são todas ligadas à tecnologia. É o que revela a sexta edição brasileira da pesquisa Ipsos “The Most Influential Brands”, realizada de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018, e que avaliou as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. O ranking com as top 10 inclui ainda duas marcas ligadas a alimentos (Nestlé, 7ª, e Danone, 10ª), uma do setor financeiro (Mastercard, 8ª) e uma única marca nacional (Havaianas, em 9º).

“Influência é um poder intangível que faz as marcas provocarem mudanças em comportamentos, ações ou opiniões. As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional. Eles não poderiam imaginar suas vidas sem elas”, comenta Marcos Calliari, CEO da Ipsos.

Para o executivo, conseguir algo assim não é tarefa fácil. “A influência, muitas vezes, não é racionalmente percebida pelas pessoas: ela apenas faz parte da maneira como elas se relacionam com o mundo – desde um produto de consumo rotineiro a uma maneira nova de consumir, cada escolha feita é fruto da influência de algo ou alguém”, finaliza Calliari.

O estudo analisa também como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, medindo o impacto destas marcas na vida dos entrevistados, além de entender se fazem parte do cotidiano dos consumidores. A pesquisa ajuda a compreender como cinco dimensões (Liderança & Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social e Engajamento) estão relacionadas com esta influência.

Em 2017, a performance das dimensões foi: 35% para Liderança & Inovação, 28% Confiança, 17% Presença, 15% Responsabilidade Social e 5% Engajamento. “Em um contexto político instável e com a economia em estágios iniciais de recuperação, Confiança adquire ainda mais relevância crescendo pelo segundo ano consecutivo. Com isso, aproxima-se do principal driver de influência, Liderança e Inovação.”, acrescenta Calliari.

O estudo “The Most Influential Brands” é realizado em 17 países. No Brasil, a pesquisa entrevistou 1.000 pessoas por meio de painel online.

Leia também

Design

A ASUS anunciou nesta quarta-feira (28), o novo ZenBook Duo 14 ( modelo UX482), seu mais novo notebook topo de linha. Com tela adicional...

Tecnologia

Twitch Rivals, série de torneios oficial da Twitch e que reúne pró players, amadores, streamers e celebridades em campeonatos premiados; chega ao Brasil em...

Design

Esse título pode ser confuso para muita gente, mas como diz Ruben Pater no Livro “Políticas do Design” (um livro necessário para qualquer designer...

Podcast

Neste quinto episódio do Com limão Drops, conversei com Mauro Guedes, gerente geral da Shutterstock no Brasil, sobre as principais tendências criativas e o...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.