Adidas anuncia nova fase pela luta contra a poluição plástica • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Adidas anuncia nova fase pela luta contra a poluição plástica

Adidas anuncia nova fase pela luta contra a poluição plástica dos oceanos

Para que possamos entender o texto de hoje, precisamos voltar no tempo. Mais precisamente em junho de 2015. Na época, a adidas e a ONG Parley for the Oceans apresentaram o primeiro tênis feito inteiramente com a reciclagem de resíduos plásticos retirados do fundo do mar. Passado 4 anos, a marca alemã anuncia a nova fase pela luta contra a poluição plástica dos oceanos.

Em 2018, a adidas criou o movimento global com a Run For The Oceans, unindo quase um milhão de corredores de todo o mundo e arrecadando 1 milhão de dólares para a parceria de longo prazo com a Parley For The Oceans. Até o momento, o dinheiro arrecadado ajudou diretamente a educar e capacitar mais de 100 mil jovens e suas famílias que vivem em áreas costeiras afetadas pela poluição plástica para agir como parte do programa Parley Ocean School.

Nota do editor: Aqui vale fazer um outro balanço. De acordo com o nosso texto de novembro de 2016, quando a adidas anunciou que o UltraBOOST Uncaged Parley ganharia produção em escala, a marca prometeu criar um milhão de pares até o fim de 2017. Somente em 2018, cinco milhões de pares de tênis criados usando plástico reciclado.

Voltando aos dias de hoje, a adidas vai aumentar a mudança. Com a introdução de uma nova linha Parley em 2019, a marca produzirá um marco de 11 milhões de pares de tênis usando resíduos de plástico marinho reciclado. A campanha deste ano também uniu mais corredores em mais locais do que nunca para aumentar a participação da Run For The Oceans, buscando alcançar a meta de 1.5 milhões de dólares. Para cada quilômetro corrido entre 8 e 16 de junho, a adidas contribuiu com 1 dólar para os programas da Parley Ocean School (limitado a 1.5 milhões de dólares, por isso a meta). Cada dólar foi destinado para a próxima fase da parceria com a criação e lançamento da plataforma de jovens ativistas da Parley.

Com o objetivo de engajar mais jovens do que nunca e inspirar um comportamento de mudança, a plataforma abrigará um currículo digital que equipa as crianças com as habilidades, ferramentas e conhecimento necessário para proteger os oceanos do planeta. Também funcionará como um espaço digital onde jovens podem se reunir, dividir ideias e ter acesso a eventos, mentores e ferramentas. As inscrições para a plataforma da Parley começaram no Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), com objetivo de levar o programa da Parly Ocean School para um nível global.

“A crise do plástico marinho que estamos enfrentando se tornou extremamente urgente. Nós afetamos o oceano diariamente pelos plásticos que usamos e jogamos fora. A cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo plástico entra em nossos oceanos e até 2050, isso pode significar que talvez tenha mais plástico do que peixe nos oceanos do mundo. Conhecemos as estatísticas e estamos cientes do problema. Agora precisamos agir. A parceria adidas e Parley ajudou a difundir a conscientização sobre a crise enfrentada pelos nossos oceanos, mas também contribuiu para encontrar soluções. Em 2016 criamos os primeiros produtos de performance com plástico reciclado e produzimos 6 milhões de pares de tênis em 2018, com a meta de criar 11 milhões de unidades neste ano, interceptando grandes quantidades de plástico que entram em nossos oceanos. Nós percorremos um longo caminho não vamos parar por aí. Como empresa, nos comprometemos a usar somente poliéster reciclado até 2024. Estamos desafiando nosso mercado e todos que nos rodeiam a pensar em decisões que tomam e em como impactam o futuro, não apenas de nossa indústria, mas de nosso planeta”, afirma Alberto Uncini Manganelli, gerente geral de running para a adidas.

“Run For The Oceans é uma oportunidade de celebrar os oceanos, um espaço onde os corredores se unem para dedicar tempo e energia e gerar investimento para salvar os oceanos – esse ano, para nossa nova plataforma de ativismo, um espaço global para a próxima geração de criadores, líderes e pensadores. Como a voz do futuro, nossa juventude são os professores mais convincentes e os melhores embaixadores, educando seus pais, os líderes da indústria e políticos e usando a mídia de maneira mais nativa. Os jovens são nossa maior esperança, uma vez que são movidos pela mais forte das motivações: a própria sobrevivência. Estamos mais do que gratos pelo apoio generoso e nossa parceira fundadora adidas. Isso nos permite crescer o movimento em uma nova onda de mudança”, completa Cyrill Gutsch, fundador e CEO da Parley for the Oceans.

Para fechar o texto, vale lembrar que no último dia 29, atingimos o Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja, o dia que marca o ponto em que – coletivamente – extrapolamos a quantidade de alimentos, madeira, fibras e carbono que o planeta pode renovar ou administrar em um ano. E isso mostra o quanto estamos abusando dos recursos naturais do planeta e como estamos fora de sincronia com o que ele pode fornecer de forma sustentável. Iniciativas como a da marca alemã se mostram muito mais do que uma simples boa ação, mas uma necessidade urgente de repensarmos o consumo de matéria prima em larga escala.

Leia também

Impacto

A divisão de ar-condicionado da LG do Brasil anunciou nesta segunda (26), que recebeu antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade...

Impacto

O CO² é um dos grandes inimigos da nossa era, e um dos setores que causam maior impacto em um volume gigante de emissões...

1Bitcoin

Criptomoedas e blockchain são postuladas recorrentemente como um percalço no caminho para a sustentabilidade, ainda assim, é importante ratificar que a tecnologia, surgida na...

EcoDesign

Neste mês de maio a Heinz anunciou, em parceria com a Pulpex, que irá passar a vender ketchup em garrafas de papel. A versão será...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.