Tecnologia
Dell Thunderbolt Dock: Vale a pena investir em uma dock station?
Um dos maiores desafios para quem utiliza os novos notebooks ou modelos mais finos, como o Macbook Air, é a quantidade de entradas USB/Thunderbolt nestes aparelhos. No…
Um dos maiores desafios para quem utiliza os novos notebooks ou modelos mais finos, como o Macbook Air, é a quantidade de entradas USB/Thunderbolt nestes aparelhos. No…
Um dos maiores desafios para quem utiliza os novos notebooks ou modelos mais finos, como o Macbook Air, é a quantidade de entradas USB/Thunderbolt nestes aparelhos. No caso do modelo mais recente da Apple, são duas entradas Thunderbolt / USB-C 4 e uma entrada para fones de ouvido 3,5 mm. No meu caso, que utilizo monitor externo, microfone para gravação e outros periféricos que dependem da conexão, é praticamente impossível sobreviver com apenas duas entradas. Eis que a melhor saída é adotar uma dock station de qualidade.
A Dell Thunderbolt Dock é o quinto modelo que utilizo por aqui e acredito que possa compartilhar algumas experiências interessantes, não apenas deste review, mas dos demais aparelhos que já utilizei. Antes de adotar o modelo da Dell, utilizei 4 modelos que são facilmente encontrados no Aliexpress (UGreen, Baseus, Multilaser e o famoso “tão genérico e barato, que nem marca tem”). Todos eles possuem seus prós e contras, mas não são dock stations de qualidade para quem trabalha com uma tela 4K — o meu caso atual.
Entre os maiores problemas que tive está o superaquecimento da dock station ou ele não aguentar a resolução 4K@60Hz. A grande maioria só atingia os 30Hz – mesmo utilizando um cabo HDMI de altíssima qualidade – e o mouse parecia que estava em “marcha lenta”.
Já o modelo WD22TB4, do Dell Thunderbolt Dock, é o suprassumo das dock station. Incluindo o módulo intercambiável (já vou falar mais sobre ele), o aparelho conta com:
Em resumo, é conectividade para todos os gostos! Além disso, ele se conecta ao aparelho por um único cabo, ou seja, no caso do Macbook Air, ele ainda deixa disponível uma entrada Thunderbolt 4. Vale dizer que, por ser alimentada por um cabo de energia próprio, a Dell Thunderbolt Dock fornece 90 watts, o que é suficiente para carregar o computador e fornecer energia pelas demais portas de entrada (dá para carregar o iPad, Macbook e mais algumas coisas).
Apesar de ser um pouco maior do que os docks vendidos por aí, o WD22TB4 é compacto porque pode ficar em um canto da mesa e você só precisa conectar o cabo. Além disso, tanto o cabo de conexão da dock, quanto o cabo de alimentação são bem grandes. Isso é algo bem válido de ser comentado, porque em outras docks, o cabo de conexão é bem curto e — na minha humilde opinião — parece que a mesa está desarrumada com todos aqueles cabos saindo pelos cantos.
O modelo também possui um módulo intercambiável para quem quer adicionar mais duas portas Thunderbolt 4. Apesar de ser bem interessante, a minha sugestão é que você já compre com o modelo com as entradas, pois acredito que seja um produto para ser utilizado por alguns anos. Se quiser uma opção mais barata, a solução é o modelo WD19S.
Outra vantagem da Dell Thunderbolt Dock é a possibilidade de conectar dois monitores 4K@60Hz diretamente por ela. Para modelos Apple, é possível fazer dois tipos de conexões (veja abaixo) – diretamente na dock ou entre os monitores.
Apesar de ter gostado bastante da Dell Thunderbolt Dock, o produto possui algumas fraquezas que valem uma consideração especial. O primeiro ponto é o preço. O modelo mais barato (WD19S) custa R$ 1.630 e demora mais de 40 dias para ser entregue pelo site oficial. Já o modelo mais completo (WD22TB4) custa atualmente R$ 2.359 e demora cerca de 30 dias para ser entregue. Eu aprendi que o barato sai caro e acho que vale a pena investir em uma boa dock station (dá para parcelar em até 6x sem juros). Então, mesmo que o preço seja um aspecto a ser considerado, pense que estamos falando de um aparelho com garantia e suporte Dell.
Já o segundo ponto é o que mais me pegou. Descobri que o modelo possui algumas limitações quando utilizado com o ecossistema Apple — neste link você encontra todas as limitações. O botão liga/desliga da dock, utilizado para substituir o botão liga/desliga nos computadores da Dell não funciona. Além disso, o cabo Power Delivery entrega até 90 Watts nos produtos da Apple, enquanto nos notebooks da Dell vai até 130 Watts. E, para atualizar o firmware, você precisa conectar a dock em um computador com Windows. É um problema? Não senti diferença, mas se estou investindo algo em um produto, gostaria que ele entregasse 100%.
A Dell Thunderbolt Dock é aquele tipo de investimento que você vê as vantagens a longo prazo. O preço alto compensa pela garantia e suporte da Dell, aspectos inexistentes nos concorrentes. Outro fator importante é a durabilidade, por exemplo, no meu caso, troquei 4 vezes de docks genéricos ou mais baratos e, no final, a espera e somado todos os valores, ficou bem próximo do modelo WD19S.
Por fim, apesar de existirem limitações para usuários do ecossistema Apple, o WD22TB4 se comportou bem e praticamente não senti falta dos itens que a própria Dell diz não entregar. Tanto quando usei com o Macbook Air, quando conectei o iPad Air com M1. Em ambos os casos, a dock station conseguiu entregar uma boa conexão com a tela 4K@60Hz, além de conectar todos os meus periféricos (até mesmo o meu microfone Quadcast, que possui algumas dificuldades para ser conectado ao iPad).
Para fechar, a minha opinião é simples e direta: vale a pena! Principalmente se você busca conectar mais de um monitor e não quer ficar na mão a qualquer momento.