André-Gustave Citroën: A inovação do homem dos limões • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

André-Gustave Citroën: A inovação do homem dos limões

André-Gustave Citroën: A Inovação Do Homem Dos Limões

André-Gustave Citroën nasceu em 5 de fevereiro de 1878 em Paris, França, e foi um dos visionários mais inovadores da indústria automotiva. Além de fundar a marca que leva seu nome, foi responsável por importantes inovações ainda reconhecidas e utilizadas na produção de veículos em todo o mundo. Citroën nasceu como o mais jovem de cinco filhos de uma família orientada para os negócios e cosmopolita. No entanto, foi apenas depois dos 30 anos que ele começou a se interessar pela indústria automotiva.

O sobrenome Citroën tem uma origem interessante. Em 1811, o imperador francês Napoleão Bonaparte ordenou um censo e obrigou aqueles sem sobrenome a receber um, geralmente baseado em sua ocupação. O bisavô de André, Roelof, um vendedor de frutas, passou a se chamar Roelof Limoenmann (homem dos limões) em referência a sua profissão. O avô de André, Barend Limoenmann, mudou seu sobrenome para Barend Citroen, que significa “limão” em neerlandês, para agradar ao sogro artesão ourives que só consentiria o casamento com sua filha se Barend tivesse um sobrenome mais refinado.

André não tinha interesse nas pedras preciosas da família e buscava inovar e produzir, sentindo-se atraído pela engenharia. Ele se formou em engenharia na Ecole Polytechnique e visitou fábricas especializadas em mecânica de precisão durante seus estudos. Aos 22 anos, André se formou e, cinco anos depois, criou sua primeira empresa para explorar uma patente para engrenagem bi helicoidal conhecida como espinha de peixe, que ele aperfeiçoou e se tornou a base para o símbolo da marca Citroën, os Dois Chevrons.

Leia mais: Deux Chevrons: Citroën apresenta novo logotipo e identidade

Seu interesse real pela indústria automotiva surgiu em 1908, quando ele assumiu o cargo de gerente geral da Mors, uma empresa automotiva em declínio. Citroën desenvolveu novos modelos e reorganizou os processos de fabricação, o que resultou em um aumento de dez vezes nas vendas em apenas seis anos. Em 1919, ele fundou a Citroën e foi responsável por importantes inovações, como a produção em massa, o uso de marketing moderno e o lançamento de carros inovadores, como o Type A, primeiro automóvel europeu construído em série e o primeiro automóvel francês com direção à esquerda, e rapidamente se tornou uma das mais populares da França.

Inovação como foco central

André era conhecido por sua visão inovadora e sua busca por soluções mais eficientes. Em 1924, a Citroën introduziu a primeira linha de montagem completamente automatizada da Europa, o que permitiu que os veículos fossem produzidos com muito mais rapidez e precisão. Além disso, ele também foi o primeiro a oferecer uma garantia de dez anos para seus veículos, algo que nunca havia sido visto antes.

Em 1934, a Citroën apresentou seu modelo mais icônico, o Traction Avant, que foi elogiado por sua segurança, conforto e design avançado. O carro tornou-se um símbolo da marca e foi produzido até 1957.

André-Gustave Citroën: A Inovação Do Homem Dos Limões

Já em 1955, a empresa apresentou o DS, um carro futurista que se tornaria outro ícone da indústria automotiva. O DS era conhecido por sua suspensão hidráulica avançada, seu design elegante e sua estabilidade em alta velocidade.

André-Gustave Citroën: A Inovação Do Homem Dos Limões

A herança de André Citroën

André faleceu em 1935, mas sua marca e sua visão inovadora continuaram a influenciar a indústria automotiva por décadas. A Citroën se tornou uma das mais importantes fabricantes de automóveis da Europa, produzindo carros populares e inovadores até os dias de hoje. A marca continua a ser sinônimo de inovação, design e tecnologia de ponta.

Em junho de 2022, mostramos uma das últimas inovações da marca, o My Ami Buggy, uma versão especial e limitada do popular modelo da marca, destinado a entusiastas da mobilidade que buscam aliar liberdade, prazer e espírito de aventura. Com motorização elétrica, o modelo é ideal para uso recreativo em diferentes ambientes, incluindo campo e praias. Com destaque para a carroceria 100% reciclável e rodas de aço, além de portas compostas por aço tubular que incrementam a amplitude da cabine — leia mais aqui.

André-Gustave Citroën foi um homem visionário, um empreendedor corajoso e um inovador incansável, cuja paixão por tecnologia e por produzir algo que mudaria a vida das pessoas o levou a fundar uma das mais importantes marcas automotivas da história. Ele é lembrado como um dos maiores nomes da indústria automotiva, cujo legado ainda é sentido hoje, mais de 140 anos depois de seu nascimento.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Design

Em 2023, a Fast Company destaca o Canva como empresa do ano, na premiação Innovation by Design. Conheça os vencedores de todas as categorias!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.