A Intel anunciou nesta semana (02), uma grande mudança no logotipo e reformulação de toda a identidade visual institucional e de produtos. Desde a mudança de 2006, quando retirou o termo “inside”, esta é a mudança mais expressiva e foi inspirada no logo original, de 1969, feito pelos próprios fundadores, Robert Noyce (físico e inventor do microchip) e Gordon Moore (químico e autor da Lei de Moore).
Em comunicado, divulgado pela vice-presidente sênior e diretora de marketing, Karen Walker, a empresa afirmou: “Hoje, damos um salto para o futuro, com uma marca Intel transformada que reflete nosso papel essencial na criação de tecnologia que move o mundo para a frente.” Ela continua, “como profissional de marketing, minha aspiração para a nova marca Intel é capturar e transmitir nossa evolução comercial e cultural por meio de uma plataforma simplificada e focada que dê suporte às nossas ambições para 2030 e ao mesmo tempo permaneça fiel à nossa história.”
Walker afirma que, “o novo visual da marca Intel é significativo e inspirado na citação de Robert Noyce: ‘Não se preocupe com a história. Vá e faça algo maravilhoso.’ Essa citação há muito serve como fonte de inspiração e inovação em toda a empresa; está no DNA da Intel. O mantra tem sido nossa Estrela do Norte, guiando gerações de trabalhadores para causar um impacto significativo no mundo. Esta nova marca não representa apenas a tecnologia que criamos, mas também personifica a centelha humana de engenhosidade e inovação que percorre a empresa.
A executiva também afirmou no comunicado que, “a nova marca Intel também reflete nosso compromisso em acelerar o progresso contra os desafios mais críticos do mundo. Como nosso CEO Bob Swan declarou este ano: Nosso mundo está enfrentando desafios como nenhum outro que já vimos. A necessidade urgente de ação para enfrentar as mudanças climáticas; a profunda exclusão digital; a falta de diversidade, inclusão e equidade em tecnologia; e a pandemia global clama por uma nova era de responsabilidade compartilhada. Para resolver isso, elevamos o padrão para nós mesmos e evoluímos nossa estratégia de responsabilidade corporativa para aumentar a escala de nosso trabalho com os outros para criar um mundo mais responsável, inclusivo e sustentável, possibilitado por meio da tecnologia e de nossas ações coletivas.” E ressalta que “essas forças motrizes deixaram claro que era hora de nossa imagem externa evoluir para representar melhor a empresa que nos tornamos”.
De acordo com a empresa, o novo logotipo honra o passado ao apresentar alguns dos elementos de design mais fortes, ao mesmo tempo em que os simplifica e moderniza para trazer dimensão e amplitude, estendendo nossa marca para o futuro. Veja abaixo a evolução do logo.
O azul continua sendo a cor básica da marca. Além da cor clássica da Intel, foram apresentadas novas variantes com uma paleta de cores estendida para adicionar mais profundidade e modernizar a identidade visual, visível no lançamento do Intel Core de 11ª geração.
Além do redesign gráfico, a marca sonora (ou “bong”) manterá as cinco notas icônicas, reconhecidas em todo o mundo, mas uma versão modernizada será lançada ainda este ano.
Intel 11ª Geração: O melhor processador do mundo para laptops finos e leve
Ao mesmo tempo em que anunciava a nova identidade, a Intel apresentou os novos processadores Intel Core de 11ª Geração com gráficos Xe Tiger Lake e, segundo a empresa, “os melhores do mundo para laptops finos e leves, com capacidades inéditas para produtividade, colaboração, criação, gaming e entretenimento no mundo real em laptops com sistemas operacionais Windows e ChromeOS”.
Os novos processadores aumentam a eficiência energética do laptop, garantindo desempenho e capacidade de resposta de ponta e execução de frequências significativamente mais altas em comparação com as gerações anteriores. Mais de 150 designs baseados nos processadores Intel Core de 11ª Geração devem chegar ao mercado, incluindo produtos de fabricantes parceiros como Acer, Asus, Dell, Dynabook, HP, Lenovo, LG, MSI, Razer, Samsung e outros.
A Intel também lançou o novo selo de plataforma Intel Evo para os laptops aprovados pelas especificações e KEIs da segunda edição do seu programa de inovação Projeto Athena. Baseados nos processadores Intel Core de 11ª geração e gráficos Intel Iris Xe, os dispositivos verificados com o selo Intel Evo são os melhores laptops do mercado para quem gosta colocar a mão na massa. Mais de 20 modelos verificados devem chegar ao mercado ainda esse ano.