Design
Como a embalagem do PlayStation 5 se tornou 100% reciclável
Nos últimos 50 anos, o uso de plástico em todo o mundo aumentou cerca de vinte vezes, mas as taxas de reciclagem destes materiais permanecem em torno de 9%. No início…
Nos últimos 50 anos, o uso de plástico em todo o mundo aumentou cerca de vinte vezes, mas as taxas de reciclagem destes materiais permanecem em torno de 9%. No início…
Nos últimos 50 anos, o uso de plástico em todo o mundo aumentou cerca de vinte vezes, mas as taxas de reciclagem destes materiais permanecem em torno de 9%. No início da pandemia, em abril de 2020, escrevi no InovaSocial como o lixo doméstico havia aumentado e se transformado em uma luta sanitária. Já na última quinta (15), publicamos um podcast sobre Economia Circular e a realidade dos catadores no Brasil — ouça abaixo.
A questão é que todo lixo que tem um final inapropriado acaba aumentando os índices de poluição nos oceanos, florestas e nos ambientes urbanos. Pensando nisso, a Sony Corporation estabeleceu o plano Green Management 2025, logo após de lançar o projeto One Blue Ocean, que inclui o compromisso de eliminar o uso de plástico em embalagens de produtos pequenos com design recente até 2025 e reduzir a quantidade de embalagens de plástico em 10% para outros produtos. No PlayStation 5 e em seus acessórios, o projeto foi responsável por eliminar de 93% a 99% do uso de plástico em cada embalagem.
A Sony já vinha trabalhando na redução de resíduos. Uma das iniciativas foi utilizar cerca de 70% de plástico PET reciclado para vitrines do DUALSHOCK 4 nos mercados da América do Norte e do Sul e da Europa. Outra melhoria, agora mais impactante, foi a embalagem do PS5.
A embalagem do Playstation 5 foi projetada para ser 100% reciclável. O uso de poliestireno (isopor) foi substituído por cartões e bandejas de polpa de papel; as abraçadeiras de plástico foram substituídas por papel; e sacos plásticos de proteção usados para cabos e manuais de instrução foram eliminados e, em seu lugar, foram inseridas abas dobráveis ao invés de coladas nas extremidades da caixa. Além disso, o objetivo para 2021 é a inclusão de polipropileno reciclado de resíduos pós-industriais nas caixas de jogos físicos na Europa.
“Continuaremos a revisar as inovações e possibilidades técnicas para abordar o uso de plástico em nossas embalagens e produtos, bem como considerar alternativas ao plástico de acordo com nossas novas diretrizes de design de embalagem com eficiência de recursos globais (abrangendo o uso de recursos, reciclabilidade, uso de plásticos, produtos químicos em tintas e adesivos e uso de materiais reciclados) desenvolvidos e implementados com o envolvimento ativo de nossos engenheiros de projeto, marketing e equipes de operações”, afirma Kieren Mayers, Diretor de Meio Ambiente e Conformidade Técnica.