Sem categoria
Portfolio - Matthew White
Se existe alguma linha do design que podemos considerar como a mais antiga de todas, essa é o design industrial. Afinal, se levarmos em consideração a definição de…
Se existe alguma linha do design que podemos considerar como a mais antiga de todas, essa é o design industrial. Afinal, se levarmos em consideração a definição de…
Se existe alguma linha do design que podemos considerar como a mais antiga de todas, essa é o design industrial.
Afinal, se levarmos em consideração a definição de design industrial como sendo o projeto e a produção de bens de consumo ligados à vida cotidiana podemos considerar as lanças dos homens das cavernas um projeto de design rústico?
Acredito que não seja para tanto, então vamos apenas considerar a relação com os processos de produção industriais e sua origem na Revolução Industrial, não se esquecendo do movimento Arts & Crafts liderado por William Morris.
Apenas um parêntese para os iniciantes que não conhecem o Arts & Crafts. Foi um movimento, surgido na Inglaterra, que defendia o artesanato como uma alternativa à produção em massa de objetos e defendia o fim da separação artesão – artista. De acordo com alguns historiadores, o próprio movimento seria uma das origens da escola Bauhaus.
Vamos parar por aqui, pois acho que a introdução já serviu como uma pequena aula de design industrial e vamos ao nosso foco principal do texto de hoje.
Recentemente formado pela Massachusetts College of Art and Design, o americano Matthew White é uma ótima referência para designers que pretendem se aventurar pelo mundo dos produtos industrializados.
Entre os destaques dos seus trabalhos estão vários utensílios domésticos para a Berndes e o interior futurista de um carro de polícia (que vale o destaque, além de tudo, devido ao banco aonde vai os presos sem nenhuma possibilidade de fuga).
Dois cases que, além de mostrar o projeto final, incluem os esboços de White. Fantástico!