Por Victor Vasques
Quando se fala em open source logo imagino um grupo de programadores trabalhado em conjunto para um bem comum. Ok, a idéia é mais ou menos esta, um código aberto onde cada um pode corrigir a falha do outro e incrementar o software.
Isso já vimos que dá certo, afinal o que seria do Firefox sem essa comunidade ativa de fanáticos por códigos. Mas a pergunta é, se temos vários programadores, quem é que faz o visual e as marcas dos produtos? Só porque é algo gratuito quer dizer que não precisa de um belo design?
Foi com esse objetivo que a Fundação Mozilla criou a The Mozilla Creative Collective. Uma comunidade com mais de 750 designers e ilustradores do mundo todo, que participam de concursos e distribuem suas artes.
Um dos grandes exemplos deste grupo é o russo Yaroslaff Chekunov, que na última segunda-feira foi campeão do concurso que escolheu a marca para o Firefox Mobile.
Com o conceito do “Firefox no seu bolso”, Chekunov desenhou o que chamou de “pocketfox“, marca que servirá como arte para o novo software, camisetas e todos os materiais que envolverem o mundo mobile.
Vale a pena dar uma olhada na extensa galeria do coletivo, que assim como qualquer comunidade, possui peças razoáveis e fantásticas!
Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.