Design

França lança selos olfativos com cheirinho de baguete

A baguete é muito mais do que um simples pão para os franceses; ela é uma tradição, um símbolo de comunidade que leva milhões às padarias locais todos os dias.…

Compartilhe esse conteúdo:


A baguete é muito mais do que um simples pão para os franceses; ela é uma tradição, um símbolo de comunidade que leva milhões às padarias locais todos os dias. Este costume está tão entranhado no modo de vida francês que seis bilhões de baguetes são produzidas anualmente, evidenciando seu papel proeminente na culinária nacional.

Para celebrar essa importância cultural, a La Poste, serviço postal nacional da França, lançou um novo selo que homenageia esse símbolo da gastronomia francesa: a baguete.

O diferencial desse selo é que ele utiliza a tecnologia “scratch-and-sniff”, permitindo que os usuários sintam o cheiro de uma baguete recém-assada ao esfregarem o selo. Criado pelo ilustrador Stéphane Humbert-Basset, o selo apresenta uma baguete clássica envolta nas cores da tricolor francesa, com a inscrição “La baguette, de pain française”.

O novo selo destaca ainda mais a importância da baguete na cultura francesa, um papel que foi recentemente reconhecido pela UNESCO, que incluiu a baguete em sua lista de patrimônio cultural imaterial.

Foram emitidas 594.000 cópias do selo comemorativo, que foi lançado em 16 de maio, dia de Santo Honório de Amiens, o padroeiro dos padeiros e confeiteiros.

E se tivéssemos um selo como esse no Brasil? Qual cheirinho ele teria? Café com leite, pão de queijo, brigadeiro, cuscuz? As possibilidades são tão variadas quanto os sabores que definem nossa cultura.



Tags: , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: