Cotidiano
Pé na Cova: The Sims 4 une vida, morte e recomeço
Com funerais personalizados e novas carreiras ligadas à morte, a expansão de The Sims 4 redefine o ciclo da vida de maneira inédita.
Com funerais personalizados e novas carreiras ligadas à morte, a expansão de The Sims 4 redefine o ciclo da vida de maneira inédita.
Falar sobre a morte é algo que, invariavelmente, provoca desconforto. Para muitos, ela é o tabu definitivo, aquele tema que evitamos, contornamos ou até brincamos para não encarar de frente. Mas a verdade é que, no fim, todos passamos por isso – e The Sims 4, com sua nova expansão Pé na Cova, pega esse tema espinhoso e nos convida a explorá-lo com leveza, curiosidade e, por que não, uma pitada de humor.
Com lançamento marcado para o dia 31 de outubro, no embalo da atmosfera sombria do Halloween, essa expansão do The Sims 4 traz o sobrenatural para o cotidiano dos jogadores, de uma forma que só o jogo sabe fazer.
A proposta aqui vai além de apenas lidar com a morte: é sobre como os Sims – e talvez nós também –podem encontrar novos significados e até recomeços depois dela. No coração da novidade está a possibilidade de acompanhar a “Jornada da Alma”, um sistema que permite aos personagens uma vida tão plena que, se cumprirem seus objetivos, podem ser recompensados com a reencarnação.
Mas se engana quem pensa que o jogo ficou sombrio demais. Como sempre, The Sims não perde aquele toque irreverente que nós, fãs da franquia, amamos.
Agora, você pode trabalhar ao lado do Ceifador em uma carreira (jogável!) no Departamento da Morte do Mundo dos Mortos (DMMM). Além disso, a expansão permite ainda escolher entre duas novas profissões: a de agente funerário ou ceifador profissional, garantindo que a transição entre a vida e o além seja tão personalizada quanto o resto da vida de seus Sims.
Outro ponto de destaque é a possibilidade de planejar funerais completos para seus Sims, com detalhes que vão desde o dress code dos convidados até as atividades durante a cerimônia.
Os fantasmas nesta nova fase podem continuar jogáveis, interagindo com os vivos – seja para pregar peças ou até ajudar nos afazeres da casa (afinal, quem não adoraria um fantasma “gente boa” por perto?).
Com Pé na Cova, um tema que por muito é tratado como algo sombrio se torna uma oportunidade de reflexão e, ao mesmo tempo, diversão. Afinal, o que The Sims faz de melhor é nos mostrar que, assim como na vida, até os momentos mais difíceis podem ser preenchidos com humor, surpresas e… novos começos.
Se todo fim é, de fato, um recomeço, então este jogo nos lembra que viver, mesmo após a morte, pode ser uma experiência leve, inesperada e cheia de possibilidades.