Por Victor Vasques
Motores ligados, cheiro de óleo na pista e muita, mas muita velocidade. Essa são as palavras que resumem o último fim de semana em São Paulo, isso porque a cidade recebeu no Autódromo Internacional José Carlos Pace (mais conhecido como Interlagos) a primeira fase da Stock Car e o MINI Challenge.
Exatamente! Além da tradicional corrida – que já recebeu carros como Opala, Omega e Vectra – desta vez as curvas de Interlagos serviram para colocar América Latina dentro da programação do MINI Challenge.
O que isso interessa para o leitor do Com limão? Oras, estes “pequenos” carros da BMW são uma aula de design e exemplo de comunicação pelo mundo.
Lançado em 1959 pela British Motor Corporation – BMC, o Mini virou um dos carros mais populares na Inglaterra e ganhou o coração dos ingleses. No Brasil, o carro ficou conhecido como “o carro do Mr. Bean”, devido aos momentos cômicos do humorista britânico Rowan Atkinson e o seu modelo antigo.
No entanto a imagem associada ao personagem Mr. Bean caiu assim que o MINI entrou no mercado brasileiro. Com seu design único e a opção de customizar do seu jeito durante a compra, o “pequeno potente” produzido pelo BMW Group é um carro para quem gosta de se expressar e sabe o que quer.
Entre o intervalo das duas baterias do MINI Challenge, Henning Dornbusch – presidente da BMW Brasil- recebeu a equipe do Com limão e, com muita simpatia, explicou um pouco mais sobre as estratégias do MINI no Brasil (oras, não seria esse o perfil dos leitores do Com limão?).
De acordo com Dornbusch, as vendas do modelo surpreenderam e atualmente são vendidos de 2 a 3 unidades por dia. Com isso os planos de expansão da marca no Brasil devem ocorrer mais cedo e serão abertas concessionárias da Mini em Belo Horizonte, Brasília, Espírito Santo, Cuiabá e Manaus em até cinco anos. Atualmente, a marca britânica só tem lojas em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
“A marca MINI é feita de ações virais e guerrilha”
Quando questionado se veremos ações inovadoras e foco em campanhas on-line, Dornbusch disse: “A marca MINI é feita de frases impactantes, ações virais e guerrilha”.
Já no mundo on-line, Dornbusch disse que o objetivo é usar ao máximo a rede, assim como fóruns e redes sobre a marca. Tendo feedback mais rápido e melhores resultados com este público que gosta de se expressar.
Em resumo, podemos esperar ações inovadoras e muitos MINIs nos próximos meses. Já para quem vive no mundo virtual, em breve deveremos ver ações interessantes.
Ao exemplo de um dos primeiros blogs voltados a marca MINI que foi encerrado no último dia 01 de Março pela equipe do site Update or Die. Poderiamos que para o MINI não basta apenas publicidade, pois acima de um carro, a marca representa um estilo de vida e comportamento único.
“a marca (MINI) representa um estilo de vida”
Confesso que seria um grande desejo (para não dizer uma paixão) desenvolver um site assim como foi a parceria do MINI com o Update or Die.
Quem sabe a BMW não escute nossos pedidos e em breve traga ações para os apaixonados por este pequeno grande carro.
Por enquanto só nos resta ficar com uma vesta galeria de imagens da corrida de sábado, que contou com disputas acirradas, batidas (nenhuma grave) e toda emoção que uma corrida em Interlagos pode ter.
Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.