Por Victor Vasques
Dois dias para mergulhar no oceano das comunicações digitais. Essa é a proposta do ProXXIma, evento começou ontem e termina hoje em São Paulo.
O primeiro dia começou agitado e trouxe a americana Lara Lee, responsável por trabalhar as redes sociais no mundo offline com a marca Harley Davidson.
Lee afirmou que durante a criação de uma comunidade é necessário entender e aprender a linguagem do público, no caso dela, os motociclistas. Além de trabalhar em 3 focos distintos e em conjuntos: criar demanda, dar suporte ao consumidor e produção, Lee afirmou que uma comunidade é apenas uma ferramenta e deve ser usada de acordo com um planejamento prévio, ou seja, não adianta sair criando twitters e orkuts esquecendo do planejamento e trabalho de branding.
“comunidades são apenas ferramentas e devem ser usadas de acordo com um planejamento prévio”
A representante da Jump Associates ainda apresentou como exemplos brasileiros o trabalho feito pela Natura com as suas revendedoras e os times São Paulo Futebol Clube e Corinthians no relacionamento com os torcedores. Exemplos que usou como gancho para exemplificar 3 estilos de relacionamento com uma comunidade:
– Pool (piscina): onde todos os envolvidos estão em um mesmo ambiente, uma clara associação com o ambiente de um clube. Onde há ou não interação;
– Rede: Onde todos comunicam-se entre si, formando uma grande rede de conteúdo e interação;
– Server: Onde o público possui interação apenas com a marca, a exemplos como o twitter do @spfc.
Para finalizar, Lee usou como exemplo a comunidade BabyCenter, uma rede mundial de sites que reúne dicas para grávidas e cuidados com bebês, patrocinado pela Johnson’s Baby. Para quem quiser saber mais sobre esta aula dada pela americana, vale a pena ler a entrevista feita pela equipe do próprio evento com ela.
Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.