Sem categoria
Entrevista com Julien Muller – Design, sonhos e embalagens de Coca Cola
Por Lucas Pereira Recentemente o trabalho de Julien Muller, ganhou destaque na web mundial. Aliás você já deve até mesmo visto, só não entendeu o propósito das…
Por Lucas Pereira Recentemente o trabalho de Julien Muller, ganhou destaque na web mundial. Aliás você já deve até mesmo visto, só não entendeu o propósito das…
Por Lucas Pereira
Recentemente o trabalho de Julien Muller, ganhou destaque na web mundial. Aliás você já deve até mesmo visto, só não entendeu o propósito das garrafas de alumínio da Coca-Cola. Elas são um projeto pessoal de Muller e não têm relação com a fabricante da bebida.
Com apenas 25 anos e vivendo no nordeste da França, quem vê o projeto de Muller geralmente imagina que ele é um designer experiente, mas você acreditaria se eu dissesse que ele recém formado em Design e está procurando um emprego em uma agência?
Pois é! Até poucos anos atrás, Julien pensava em seguir carreira no mercado financeiro, mas depois que descobriu o Illustrator, Photoshop e InDesign, decidiu estudar para se tornar um designer (isso mesmo Apple, ele gosta da Adobe!).
Acreditando que a função primordial do design é criar para romper os limites da imaginação e como seu projeto tem agradado tanto os internautas, quanto os designers, decidimos chama-lo para um bate papo rápido que você confere a seguir:
Com Limão: Por que redesenhar as garrafas de Coca-Cola? Elas são parte da identidade da marca e ícones do mundo atual. Por que mudá-las?
Juliem Muller: O design serve para romper os limites da imaginação, onde podemos fazer de tudo, até mudar um ícone. A garrafa é parte da identidade da Coca-Cola, mas por que não mudá-la? Atualizar o design com uma nova idéia. Isso pode ser bom, às vezes.
Mas é só um conceito, um sonho… E como disse Walt Disney: “Todos os nossos sonhos se tornam realidade, se nós tivermos coragem para persegui-los”.
CL: Qual foi a inspiração para fazê-la? Acha que é possível que ela seja fabricada?
JM: Eu queria fazer algo diferente do que estou acostumado. Nunca havia criado uma embalagem e acabei lendo um artigo sobre as “garrafas da felicidade” criadas este ano pela Mika, então tive a idéia.
Me perguntei: “Como faria uma edição limitada de garrafas de alumínio para a Coca-Cola, se me pedissem?”. Fiz alguns esboços, liguei o meu computador e lá estavam elas.
Eu gostaria que elas fossem adotadas, seria fantástico, mas as criei por diversão, sabendo que dificilmente os meus desenhos ganhariam vida.
CL: Primeiro foram esboços e depois o computador. Que técnicas e ferramentas você usa?
JM: O que mais uso é o meu computador (atualmente trabalho em um PC, mas eu quero muito comprar um Mac).
Eu gosto muito de misturar elementos vetoriais e fotográficos. É a técnica na qual quero me aperfeiçoar. Geralmente uso o Photoshop e o Illustrator para fazer os meus trabalhos, mas pretendo aprender algum software 3D para adicionar uma nova dimensão ao meu trabalho.
CL: Qual é a sua rotina criativa?
JM: Primeiro imagino como será o resultado final. Então faço um rápido esboço num papel em branco, vou para o computador e começo a adicionar uns elementos, tirar outros, adicionar efeitos.. até ficar satisfeito com o resultado.
Sou iniciante e perfecionista. Considero cada novo trabalho como um desafio que servirá para melhorar a minha técnica, para experimentar e aprender novas coisas e sempre fazer melhor. Eu sou um designer, porque amo design. Gosto de criar. É um tipo de droga para mim.