Sem categoria

Branding e Marketing - MTV Brasil vai de Restart a Lobão e procura seu público

Por Victor Vasques Quem acompanha o nosso twitter diariamente viu que publiquei uma mensagem dizendo que a MTV Brasil deveria mudar o seu posicionamento. Isso causou a…

Compartilhe esse conteúdo:


Por Victor Vasques

Quem acompanha o nosso twitter diariamente viu que publiquei uma mensagem dizendo que a MTV Brasil deveria mudar o seu posicionamento. Isso causou a fúria mortal de algumas pessoas, mas em 140 caracteres fica difícil explicar todos os motivos envolvidos. Essa afirmação não é motivada apenas porque o jornal MTV na Rua deixará de existir após 4 meses do seu lançamento (veiculado em São Paulo, o jornal chegou a 150 mil exemplares e falava sobre diversos temas do cotidiano, indo de esportes a política).

Ok, entendo que o novo produto da marca pode ter sido um grande tiro no pé e consumiu horas de trabalho, além de uma bela verba, mas será que a unidade brasileira da empresa não planejou pelo menos os 6 primeiros meses do produto? Não será cedo para desistir do projeto? São questões que talvez nunca saberemos.

De acordo com o site m&m online, a decisão teria sido tomada pela Abril Mídia, uma área criada em agosto e responsável pela Editora Abril, MTV Brasil e todas as demais operações online do grupo.

Quando digo que o canal deveria mudar o seu posicionamento, não me refiro apenas a um produto, mas como um todo. Será que a marca está falando com o seu público ou não seria questionável um dos maiores prêmios de música brasileira – o VMB Brasil – ter o grande vencedor da noite vaiado? (Para quem não acompanhou, a banda Restart ganhou vários prêmios, mas foi vaiada pela plateia).

Lembro de anos nostálgicos (não tão longínquos), onde parava algumas horas em frente a televisão para assistir o canal. Afinal, aquele era o canal voltado para os jovens adolescentes que viviam ao som de Nirvana e outras centenas de bandas.

Hoje este público cresceu, não seria a hora do canal amadurecer com o público? Ou a ideia é manter um canal para jovens adolescentes com seus cabelos lisos jogados sobre os olhos (nada contra, cada um com seu gosto e estilo) cantando músicas românticas? Se esta é a saída, será que existe espaço para o apresentador Lobão discutir assuntos como “A televisão tem futuro” ou “A mídia trata a mulher como objeto”?

Certo ou errado, a mudança de branding e posicionamento da MTV Brasil é um assunto tão polêmico que nem mesmo Lobão arriscaria seus anos de rebeldia.

Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: