EcoDesign

Prédios sustentáveis: Do telhado verde ao bambu como matéria prima

Na Holanda, prédio de telhado verde com arquitetura orgânica, na Indonésia, estrutura toda é feita de bambu.

Compartilhe esse conteúdo:


Antes de falar sobre o projeto da holandesa NL Architects, preciso explicar para aqueles que ainda não conhecem, o conceito de telhado verde. Usando técnicas de drenagem e impermeabilização, o objetivo é cultivar plantas no telhado do edifício.

A vantagem disso tudo? Além de diminuir a poluição em grandes centros urbanos e criar novas áreas verdes, os telhados verdes melhoram as condições térmicas internas dos edifícios e aumentam a umidade relativa da região.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os telhados verdes, quero apresentar o Blok K. Projeto criado na área leste de Amsterdã e que tem como objetivo revitalizar a região (vale ressaltar que o Blok K é apenas uma parte de um grande projeto de 500 moradias e um parque). No entanto, a NL Architects, responsável pelo desenho do Blok K, não se conteve em apenas aplicar um telhado verde no projeto. Ela remodelou a forma do prédio para que as curvas permitam a entrada de mais luz natural.

Já que estamos falando sobre prédios sustentáveis, uma notícia chamou atenção nos últimos dias. De acordo com a agência de notícias EFE, a Indonésia deve abrigar o maior prédio de bambu já feito no mundo.

Com três andares e dois mil metros quadrados, o edifício vai abrigar uma fábrica de chocolates orgânicos, na Ilha de Bali.



Tags: , , , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: