Premier League e Rússia 2017: Dois erros comuns nos logos atuais • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Premier League e Rússia 2017: Dois erros comuns nos logos atuais

A folia está muito boa, mas chegou a hora de voltar ao trabalho. Enquanto você pulava carnaval, o mundo do futebol se redesenhava. Só na última semana, dois importantes campeonatos apresentaram suas novas marcas.

O primeiro deles, apresentado no último dia 03, é o logo da Copa das Confederações da Rússia. Para variar, o emblema traz um monte de significados, mas olhando sob uma ótica técnica, tem falhas terríveis.

A tipografia usada é a mesma do evento principal, a Copa de 2018, e os emblemas da Rússia 2017 e 2018 são inspirados nos seus respectivos troféus, mas as marcas têm tantos adereços que fica difícil de imaginar como ficarão em reduções, como no crachá de credenciados, por exemplo.

Os 8 competidores (campeão mundial, os seis campeões continentais e o país-sede) são representados por pontinhos minúsculos. Reduza o emblema e a simbologia dos competidores somem. Já a fênix, está bem visível na marca e, na minha opinião, resolveria bem o símbolo da competição.

copa-confederacoes-futebol-russia-2017-logo-marca-rebranding-com-limao-02

copa-confederacoes-futebol-russia-2017-logo-marca-rebranding-com-limao-01

Aliás, isso é um erro que tenho visto acontecer corriqueiramente. Os designers parecem que esqueceram que uma marca, logo ou símbolo, precisa ser reduzido e aplicado em diversos lugares. Lembro da época de faculdade, onde um professor dizia: “Um bom logo cabe em uma caneta e em um outdoor”. Ele estava (e continua) certo!

Já a segunda marca, apresentada durante o nosso carnaval, é o rebranding da Premier League, o Campeonato Inglês. Produzida pela DesignStudio (responsável pelo redesign da marca do Airbnb, outra marca polêmica) e a consultoria Robin Brand Consultants, a nova marca ficou muito legal… à primeira vista.

premier-league-lion-leao-logo-marca-rebranding-com-limao-02

Basta uma segunda olhada, para nos perguntarmos: “Mufasa, é você?” Sim! O novo logo da Premier League é (mesmo que inconsciente) uma referência explícita ao filme O Rei Leão, da Disney.

Ok, eu entendo que o leão é o símbolo do campeonato e o animal é muito característico, mas tinha que usar o mesmo ângulo? Basta olhar para Mufasa (e o Simba adulto) que você perceberá que os personagens possuem alguns ângulos bem marcantes. Pode até ser picuinha minha, mas acho que faltou um pouco de pesquisa e a internet não perdoa. #RIPMufasa

Outro pequeno problema, este é mais discreto, mas continua lá… é a tipografia. Em um símbolo com tantos ângulos, pontas e curvas, a melhor escolha foi uma tipografia bastão? Estamos falando de uma marca clássica, que remete ao bom e velho estilo inglês, pomposo e elegantes, por que não adotaram uma tipografia com serifa? Já modernizaram no símbolo, mantém o clássico na tipografia.

Para finalizar, é claro que são logos belíssimos e receberam a atenção de ótimos designers, mas nós sempre queremos mais. Críticas construtivas são sempre bem-vindas, não basta dizer “ih, não gostei”.

Leia também

Comunicação

A Walt Disney Company e a Epic Games anunciaram uma colaboração para criar um universo inédito de jogos e entretenimento, expandindo ainda mais o...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Tecnologia

Dell lança no Brasil monitor Touch Screen de 24” com suporte móvel, 10 toques simultâneos e hub USC-C integrado.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.