Design
Cirque du Soleil apresenta novo logo: Redesign ou correção?!
Nas últimas semanas, o Cirque du Soleil apresentou seu novo logo e identidade. Essa mudança faz parte da estratégia de diversificação do grupo, que começou com a…
Nas últimas semanas, o Cirque du Soleil apresentou seu novo logo e identidade. Essa mudança faz parte da estratégia de diversificação do grupo, que começou com a…
Nas últimas semanas, o Cirque du Soleil apresentou seu novo logo e identidade. Essa mudança faz parte da estratégia de diversificação do grupo, que começou com a aquisição do Blue Man Group, e agora passa a responder como uma empresa multimarca, a “Cirque du Soleil Group”.
Segundo Sheila Morin, diretora sênior de marketing e estratégia de marca, o redesign do logo, produzido pela Brand Union (da WPP Group) e pela canadense Commissaire Officiel, teve como objetivo “refinar o rosto, garantido que ele sempre esteja sorrindo e com olhar carinhoso. As bochechas também estão mais nítidas, uma referência à sua história ‘clown’”.
O trabalho fico incrível e muito bem executado, isso não podemos negar, mas dois pontos sequestraram a minha atenção neste caso e que vale alguns comentários.
Item #01: Redesign ou Correção?!
Ainda de acordo com Morin, essa evolução também teve como objetivo se adaptar a formatos menores. “Nós temos mais e mais pontos de contato com os consumidores, seja através de e-mail ou publicidade de celular, e o logotipo atual, muito detalhado, tinha a leitura complicada”.
Apesar da diretora da marca citar as mídias digitais, o logo deveria ser algo legível em todos os lugares – principalmente no universo impresso. Esse é um dos maiores erros das marcas e que, muitas vezes, os designers se esquecem de considerar na criação. Seja no símbolo ou na tipografia, a leitura é algo que devemos considerar sempre. Como o seu logo se comporta no cartão de visita? E em uma caneta de brinde?
Essa reflexão leva a outra pergunta. Será que o logo foi redesenhado devido às mudanças na empresa no grupo ou era uma demanda interna constante? Quem já trabalhou com marcas que possuem logos de difícil leitura sabe como é desafiador aplicar ele em materiais promocionais.
Item #02: Onde está o logo nas comunicação visual?
Visitei o site oficial da marca, Facebook, Youtube, Twitter… e encontrei o logo aplicado em pouquíssimos lugares. Na maioria das peças, “Cirque du Soleil” estava apenas representado pela sua tipografia (diga-se de passagem bem simples e quase sem identidade, a não ser pelo novo “Q”).
Com tantos shows – com identidades próprias – e produtos, era de se esperar que o logo fosse algo mais presente. Talvez a estratégia seja deixar o símbolo em segundo plano, agora que o Cirque é um grupo, e servir apenas como uma assinatura, o famoso “by”. Se a ideia for essa, eu gastaria um pouco mais de tempo com a tipografia. Daria força para ele, a fim de evitar que, no futuro, não apareça um “Amalura, by Circo del Sol” e crie confusão mental nos consumidores.