Design / Futuro
As tendências criativas de 2022, segundo a Shutterstock
Atenção, criativos! Se você quer ficar atualizado com as tendências do ano, sugiro que leia na íntegra os dois relatórios da Shutterstock. O primeiro, publicado…
Atenção, criativos! Se você quer ficar atualizado com as tendências do ano, sugiro que leia na íntegra os dois relatórios da Shutterstock. O primeiro, publicado…
Atenção, criativos! Se você quer ficar atualizado com as tendências do ano, sugiro que leia na íntegra os dois relatórios da Shutterstock. O primeiro, publicado aqui no Com limão no começo de janeiro (veja neste link), traz as tendências das cores para 2022. Já o segundo, divulgado nesta quarta-feira (19), traz as tendências criativas, ou seja, é mais focado em formas, objetos, etc. Ambos são resultados de análises feitas a partir do que os usuários Shutterstock estão buscando na plataforma de imagem e vídeo, somado aos dados de desempenho da Shutterstock.AI, plataforma de inteligência artificial da empresa.
Neste relatório 2022, a Shutterstock nos presenteia com um hotsite digno de palmas. Se você está lendo este texto no período de publicação, vale a pena navegar pelo link. Agora, se você chegou atrasado, ou quer “apenas” ler sobre as tendências criativas para 2022, por favor, ajeita o cinto de segurança porque, nas palavras da Shutter (apelido carinhoso para os íntimos), nós vamos “viajar de volta para o futuro e você não precisará de um DeLorean ou plutônio para essa viagem”.
Guerreiros antigos acertando as contas com espada e escudo. Castelos de pedra crescendo ao longe. O fascínio por fantasia e o extraordinário estão crescendo, o que significa que você verá isso nos próximos projetos o ano todo. Não é à toa que 2022 será o ano de lançamento de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, uma série épica baseada na mitologia de J. R. R. Tolkien e produzido pela Amazon Prime Video.
Prédio medieval e escudo vintage tiveram, respectivamente, aumento de 6.496% e 2.858%. Saltos exponenciais mostram que a fantasia de dragões, cavaleiros, magos e anões chegará com força em 2022.
Múmias egípcias se levantam das tumbas, o Ceifador afia sua foice e robôs assassinos acendem seus olhos no escuro. Segundo a Shutterstock, o macabro vai se dividir entre os clássicos e os futuros pós-apocalípticos (aliás, este último, está conectado com outra tendência que veremos mais para frente). Termos como “múmia egípcia” e “feras” tiveram aumento significativo, mas também dividem as buscas com “distópico” e “ceifador”.
“Uma tendência para seguir rumo ao pôr do sol está estimulando profissionais de criação do mundo todo a colocarem os chapéus, arrumarem a sela no cavalo e partirem em direção às terras baldias.” Já não é de hoje que vemos o ressurgimento do Velho Oeste em produções criativas. Já tem alguns anos que Westworld trouxe para as telas o enredo de pistoleiros em um mundo de robôs e o personagem Panqueco, uma mistura de pistoleiro com cabeça de panquecas, desembarcou no Fortnite na temporada 5, capítulo 2. Na música, o rapper Lil Nas X recebeu 2 Grammy Awards vestindo um look pink de cowboy (veja abaixo).
Nas buscas, os termos “cavalos selvagens”, “pistoleiro”, “estampa de Navajo”, “rural” e “bota de cowboy” foram alguns destaques desta tendência. Será que podemos dizer que o Agro é pop?
Se na tendência anterior vimos o faroeste em alta, nesta vemos que “a longa e sinuosa estrada está atiçando a imaginação de profissionais de criação de todo lugar. Com trilhas inexploradas à beira de montanhas e paisagens vastas e abertas apontando para o horizonte.” Se seguirmos para a estrada selvagem, o ambiente Navajo e as terras baldias de mundos distópicos se complementam com este cenário.
No entanto, o pé na estrada também tem outro lado. O lado mais próximo da natureza, da estrada rumo à montanha, da conexão com a natureza e dos acampamentos à beira de lagos cristalinos. Mas, é claro, desde que este lago não seja o do acampamento Crystal Lake (da série Sexta-Feira 13), aí teríamos que voltar duas tendências.
Em um ano onde “metaverso” é uma das principais tendências, não tem como ignorar a temática cyberpunk. Misture o neon, a glitch art e cenários urbanos com robôs cowboys ou motociclistas em terras baldias e teremos Blade Runner, Mad Max e tantas outras produções de Hollywood reformuladas para 2022.
“O brilhante reflexo de neon das ruas chuvosas. O labirinto dos cabos nos conectando a dispositivos e os dispositivos nos conectando ao mundo. Com a virtualização de tudo se tornando cada vez mais a norma, representações do mundo digital no design estão cada vez mais populares e aparentemente universais.” Este também poderia ser um ambiente para um novo metaverso ou uma séries de NFTs. Em resumo, o Cyberpunk (definitivamente) não morreu.
“Culinárias regionais estão atraindo o interesse global conforme usuários buscam imagens de todos os tipos de ingredientes e voltam querendo mais.” Termos como “porcini” (um tipo de cogumelo selvagem), “takoyaki” (popular bolinho japonês), “panna cotta” e “sobremesa chinesa” são alguns dos destaques nas buscas da Shutterstock. Tudo indica que teremos um ano bem alimentado!
Piratas estão à espreita, a flora e fauna em destaque e a comida em abundância. Estas são as 3 tendências locais para o mercado brasileiro. Começando pelas bandeiras negras com caveiras e considerando o enorme litoral brasileiro, não é surpresa que o mar esteja sempre na moda. O surpreendente é que dados da Shutterstock dizem que os brasileiros estão olhando para o horizonte: piratas e navios piratas estão em tendência, além de estampas de bandana, portinholas e cálices.
No quesito Fauna e Flora, o Brasil é conhecido por seu incrível e diverso ecossistema e as análises perceberam uma tendência principal do mundo natural. Buscas por animais de safári, florestas, selvas, girafas e orquídeas estão em alta. Mas não esqueça o passado, os vetores de dinossauros estão mais fortes do que nunca!
Por fim, a comida! O churrasco brasileiro está em tendência crescente, além de ser um favorito, ele é famoso e eterno. Mas, em geral, profissionais de design parecem mais famintos do que nunca: também estão em alta produtos de charcutaria, assados, uvas e vegetais frescos. Não é à toa que vemos empreendedores como a Ana Paula Munari e Victoria Gallo, sócias da Vermú Queijaria, ganhando espaço no mercado (ouça abaixo o nosso podcast para o InovaSocial).
Imagem Destaque: Roman3dArt/Shutterstock