Sem categoria
Gnomon School: Roubando cuecas para obter lucro
Desde que resolvi ser ilustrador, uma coisa ficou bem clara pra mim… Em um e-mail que recebi de um brasileiro que trabalhava com 3D no exterior, no qual ele falava…
Desde que resolvi ser ilustrador, uma coisa ficou bem clara pra mim… Em um e-mail que recebi de um brasileiro que trabalhava com 3D no exterior, no qual ele falava…
Desde que resolvi ser ilustrador, uma coisa ficou bem clara pra mim… Em um e-mail que recebi de um brasileiro que trabalhava com 3D no exterior, no qual ele falava sobre o mercado e suas possibilidades, entre todas as dicas e referências, o que não saiu de minha memória foi o seguinte: Se você realmente quer viver de arte, trabalhar com arte, sobreviver e ter uma boa vida com arte, você tem que estudar como se fosse para tornar-se um médico.
Como todos sabem, médicos estudam tanto quanto respiram, e na arte, não é menor o trabalho. Há um universo gigantesco, pra não dizer infindável de conhecimentos, regras, técnicas e objetivos dentro do âmbito artístico, que como todo mercado é cruel e só lhe permite ficar, se você for muito dedicado. E esse espírito cria profissionais excelentes e dispostos a ensinar, como Ryan Church, concept artist do Rancho Skywalker, mencionado semana passada por este que vos escreve, e por sua vez, traz cursos e faculdades de arte de calibre altíssimo pelo mundo afora. Escolas como a Gnomon School Of Visual Effects, da qual vou falar agora, tentando me conter ao máximo para não transformar este artigo em um carnaval de empolgação digna de uma groupie adolescente desmiolada.
PELO SANTO MILHO DA PAMONHA DE PIRACICABA, a Gnomon não só é uma das melhores, como talvez seja a última palavra em Escolas de Efeitos Visuais existentes no mundo. Já de cara, vemos no site, nomes como Ratatouille, Star Trek, O Curioso Caso de Benjamin Button, Spiderman, entre outros consagrados pela virtuosidade em texturização – render – modelagem, animação, concepção, entre outros. E isso se dá, porque por trás de todas essas obras, estão profissionais de ponta, por sua vez, convidados a passar seus milionários conhecimentos aos privilegiados estudantes.
Os cursos principais variam de específicos, de duração pequena – 1 a 10 semanas – a cursos de 4 anos. Seja para quem já trabalha há muito com isso ou um iniciante, a variedade permite virtualmente a qualquer estudante, aprender, tanto quem não pode sair do Brasil – em cursos online como o de animação e texturização de pêlos, cabelos e tecidos – ou para quem quer se aventurar e tem a oportunidade de morar fora. É o tipo de graduação que traz muitos frutos, se você for um bom estudante, o que não é difícil, ao conhecer os professores, realmente. Somente a presença já anima um aficcionado. É como ter aula de mecânica com engenheiros top de linha da Ferrari, qualidade comprovada nos demoreels e fotos dos trabalhos dos estudantes. As salas de aula são equipadas com caixas de som espalhadas e computadores de ponta, postos em mesas redondas, para uma visualização mais democrática, por assim dizer, do conteúdo.
A variedade de cursos é infinita. Você pode sair de lá como um Designer de Entretenimento, um Desenvolvedor de Jogos, um Técnico de Efeitos Especiais. Os limites vão além do praxe, porque fora os cursos convencionais, há uma opção na qual o próprio estudante decide o que fazer, montando a própria grade de aprendizado, tornand0-se, assim, um profissional específico para aquilo que realmente deseja, refletindo a característica principal da escola. O incentivo. A sensação que se tem quando acessamos o site é de que eles querem não tê-lo como um aluno pagante, oferecendo mundos e fundos, mas incentivá-lo a conseguir o que você deseja… e aparentemente pensando nisso, pra facilitar a vida dos menos afortunados, há um programa de ajuda financeira, na qual a escola e o governo da Califórnia, após uma entrevista envolvendo seu ca$h, podem oferecer ajuda em sua formação, seguindo acordos pré-estabelecidos.
Fora os cursos e a cara de escola, a Gnomon oferece um programa de Workshop para profissionalização específica dos mais variados artistas. Os alunos interessados em expandir o conhecimento podem participar de workshops fora da grade curricular, de forma a tornarem-se mais bizarramente habilidosos. Quem quiser, ainda depois de navegar o site, testar o conhecimento da escola, ou valer-se de conhecimento salvando uma graninha, vale dar uma passada no Gnomon Workshop, onde vai achar DVDs e mais DVDs com tutoriais grátis geniais, e com a graça divina do Deus da Arte Digital – eu devia montar um concurso para dar um nome pra ele…
Aos empreendedores: Se houver empresas que queiram investir, existe, também, um Programa de Treinamento, no qual a investidora leva o funcionário para lá, para ser preparado, num programa específico que atenda à demanda do contratante. ATENÇÃO: Isso serve para empresas interessadas em investir dentro do estado da Califórnia.
Quanto aos estudantes internacionais – você mesmo, que está lendo e mora no Brasil -, há uma forma específica de matrícula, mas para todos os fins, se você não tiver ajuda financeira, e estiver disposto a gastar belas bagatelas dignas de um chute nos balagandãs, prepare-se, porque os preços são altos e variáveis. Qualquer um que queira estudar lá, tem que garantir à escola que não vai passar calote. Isso é feito com a ajuda de um fiador – parente seu, ou não – que vai comprovar ter o dinheiro necessário para pagar o curso na íntegra – no mínimo um ano de mensalidade, para os cursos de longa duração. Não é de se surpreender com rigidez, sendo uma escola consagrada, apesar de dificultar bastante a vida de quem quer, por exemplo, trabalhar pra arcar com o custo dos estudos.
De qualquer forma, pra quem se interessou e quer saber mais sobre preços, grades, etc, ao se cadastrar, pode baixar o catálogo. É só se cadastrar, e você recebe em pdf. Vale a pena ao menos para a prospecção. Vai que você recebe uma herança de um parente distante ou arranja um emprego que pague… Nunca é ruim saber de suas possibilidades…