Apple
Guia completo para comprar o iPhone 12
Com quatro novos lançamentos, saiba as diferenças do iPhone 12 Mini ao iPhone 12 Pro Max e escolha o ideal para você.
Com quatro novos lançamentos, saiba as diferenças do iPhone 12 Mini ao iPhone 12 Pro Max e escolha o ideal para você.
Nesta sexta-feira (20), a Apple começa a vender no Brasil a nova linha do iPhone 12. Anunciado em outubro, em um evento especial online, a empresa de Cupertino traz 4 novos celulares, que compartilham de várias similaridades, mas contam com especificidades que podem agradar certos consumidores. Confira as diferenças neste guia completo.
A linha do iPhone 12 ganhou um novo design para os quatro novos modelos. As bordas curvas agora são quadradas, como eram os iPhones 4 e 5. Ao todo, são três tamanhos diferentes. O iPhone 12 mini tem uma tela de 5,4 polegadas (em tamanho, ele fica entre o iPhone SE original e o iPhone 6/7/8, mas com muito mais tela), o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro contam com uma tela de 6,1 polegadas (do mesmo tamanho do iPhone XR e 11, mas agora com menos borda) e o iPhone 12 Pro Max tem um display de 6,7 polegadas – 0,2 polegada maior que o iPhone 11 Pro Max.
Logo de cara, portanto, é importante escolher o tamanho. Para quem quer um celular que realmente cabe no bolso e nas mãos, o 12 Mini vai ser mais do que a escolha adequada. Para aqueles que querem um bom tamanho de celular, o 12 e o 12 Pro são ideais, enquanto o 12 Pro Max é para os aficcionados por telonas e uma bateria gigante. Todos eles têm o display Super Retina XDR, uma tela OLED com suporte a Dolby Vision, HDR e ampla tonalidade de cores. A diferença é que normalmente as telas do modelo Pro são mais brilhantes, mas todas atingem o mesmo pico de 1.200 nits.
O acabamento dos celulares também é diferente. O iPhone 12 e 12 Mini têm a lateral em alumínio e o vidro na parte de trás é liso, enquanto no 12 Pro e 12 Pro Max, o vidro é fosco e as laterais são de aço inoxidável. As cores também são importantes: os modelos normais contam com cinco cores: azul, verde, vermelho (PRODUCT)RED, branco e preto. Já os modelos Pro contam com quatro cores: azul-pacífico, dourado – que ficou bem ouro nas bordas -, grafite e prateado.
Aqui, nesta ponto, você encontra pontos em comum. Todos os quatro novos modelos contam com o processador A14 Bionic de 5 nanômetros. Ele é 50% mais rápido em comparação ao melhor processador de um smartphone Android, segundo a Apple. Mais poderoso e eficiente, ele conta com melhorias de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Além de abrir aplicativos mais rápido, o A14 também é responsável por uma qualidade ainda melhor nos seus cliques.
Em relação ao armazenamento interno, o 12 e 12 Mini contam com três opções: 64GB, 128GB e 256GB. Já os iPhones 12 Pro e 12 Pro Max podem ser encontrados em versões de 128GB, 256GB e 512GB. Os modelos que contam com 128GB e 256GB acabam sendo mais do que ideais para a maioria dos usuários da Apple.
Vale lembrar que apesar do 5G não estar oficialmente no Brasil, todos os modelos vendidos pela Apple suportam essa nova banda de ultraconexão. Os quatro celulares também contam com iP68, de resistência à água e poeira. Ou “resistência a ops”, de acordo com a Apple. Pode derramar Coca, água, café e nada vai acontecer com o celular.
É nas câmeras que o comparativo vai ficando interessante. Todos os modelos contam com câmeras de 12MP, na frontal ou nas lentes traseiras. As diferenças são: os iPhones 12 e 12 Mini contam com duas câmeras traseiras: uma wide, principal, e uma ultrawide para caber mais informação na foto. Já o iPhone 12 Pro e 12 Pro Max, além dessas duas lentes, também têm uma telefoto. No Pro, é possível dar um zoom de até 4 vezes, enquanto no Pro Max, de 5 vezes. Todas as câmeras, pela primeira vez, fazem fotos no Modo Noite.
A lente principal do iPhone 12, do iPhone 12 mini e do iPhone 12 Pro absorvem 27% mais luz do que o iPhone 11. Com o Smart HDR 3 e aprendizado de máquina, o celular automaticamente ajusta o balanço de branco, contraste, textura e saturação para fotos mais naturais.
Os iPhones 12 Pro e 12 Pro Max contam com um scanner LiDAR que faz um mapeamento 3D do ambiente – mais ou menos o que o sistema TrueDepth da câmera frontal faz com o Face ID, só que melhor. Esse escaner ajuda a fazer fotos mais bem recortadas no Modo Retrato – inclusive à noite.
A diferença no iPhone 12 Pro Max é que ele tem um sensor 47% mais largo na câmera wide o que permite uma absorção 87% maior de luz, o que faz bastante diferença em condições de baixa luminosidade.
Em outras palavras, os quatro iPhones, na luz do dia, fazem fotos muito parecidas e igualmente boas e é à noite que o 12 Pro Max se destaca graças à junção do escaner LiDAR, um sensor maior e por precisar de menos tempo com o Modo Noite ligado. Todos os iPhones gravam com Dolby Vision HDR, mas apenas os modelos Pro conseguem gravar em 4K 60 quadros por segundo, nos outros, fica em 30 quadros por segundo usando essa tecnologia.
Aqui, a máxima segue: quanto maior o celular, maior a bateria. A Apple promete 15 horas de reprodução de vídeo no iPhone 12 Mini, 17 horas nos iPhones 12 e 12 Pro e até 20 horas no iPhone 12 Pro Max.
Na rotina, o iPhone 12 Mini deve chegar ao fim de um dia com um pouco de custo, se você for um usuário que está sempre usando o celular. O 12 Pro e o 12 devem aguentar um dia inteiro sem problema. O iPhone 12 Pro Max, se você for não um heavy-user pode chegar aos dois dias. Ou para os dias mais exigentes, ele irá com você do começo ao fim.
Todos os celulares contam com carregamento rápido e carregamento wireless. Na caixa, todos contam com um cabo USB-C para Lightning, mas sem o carregador ou fones de ouvido. Para o carregamento rápido, é necessário comprar o adaptador de energia de 20W vendido separadamente.
Leia também: Magsafe: Por dentro do carregamento wireless do iPhone 12
É também nessa geração que a Apple anunciou acessórios MagSafe. Eles grudam por ímã na traseira do iPhone. Com o carregador MagSafe, por exemplo, é possível carregar 50% em 30 minutos.
As cases (transparente, de silicone e de couro) todas grudam por esse ímã e você pode até ter uma carteira grudada na traseira do seu iPhone 12. A Apple também abrirá para parceiros a tecnologia para que eles desenvolvam acessórios próprios.
Por fim, o que vai te fazer escolher um novo iPhone é o valor final dele. E na loja oficial da Apple, eles não estão convidativos. Começando em R$ 6.999 no iPhone 12 Mini de 64GB, ele pode chegar a R$ 13.999 no modelo 12 Pro Max de 512GB. Confira todos os preços:
É possível encontrar o iPhone por valores um pouco mais baixos no varejo, mas enquanto o dólar estiver alto, é improvável que o preço dos modelos 12 caiam bastante.
O iPhone 12 é um grande salto para quem vem de um iPhone com design clássico, como o iPhone 8, ou esteja vindo de um iPhone X ou iPhone XR. Nesses modelos, você perceberá a melhora principalmente na hora de tirar fotos. Mais uma vez, vale falar do iPhone 12 Mini, que é o tamanho que diversos consumidores esperavam, porque não querem um celular gigante.