Sem categoria

Engenharia de Produção - O que isso tem a ver com a comunicação?

Quando passamos pelos corredores dos supermercados, não imaginamos quanto mistério há neles. Qual a diferença entre uma embalagem e outra ou porque deixar um produto…

Compartilhe esse conteúdo:


engenharia_producao

Quando passamos pelos corredores dos supermercados, não imaginamos quanto mistério há neles. Qual a diferença entre uma embalagem e outra ou porque deixar um produto mais evidente do que outro? A gente pode se perguntar quem é o responsável por isso tudo e, na maioria das vezes, nem imagina que um engenheiro é o grande articulador.

Sim, um engenheiro de produção. Essa profissão tem crescido bastante no mercado e pode estar muito próxima do nosso tão conhecido marketing. Quem opta por esse caminho engenhoso pode tornar-se um marketeiro de tabela e trazer benefícios tanto para os cliente, quanto para os empresários. Mas eu consigo enxergar algumas pequenas diferenças entre essas profissões. Sabemos que o marketing do século XXI precisa estabelecer estratégias que produzam fidelidade, já que a concorrência é cada vez mais acirrada.

Em grande parte dos casos, apesar do lucro estar envolvido no processo, o que vejo de mais relevante nas estratégias é a satisfação do cliente. Por isso, penso que no marketing o cliente vem primeiro do que o lucro, que se torna apenas consequência dos trabalhos promovidos. E na engenharia de produção, o que realmente acontece? Vamos ver algumas possibilidades de atividades em questionamento:

1 – Será que quando a embalagem de condicionadores de cabelo sofreram uma pequena mudança, onde a abertura de saída do produto se transferiu da parte superior para a parte inferior, foi pensada por um profissional do marketing para que o cliente pudesse ter mais utilização do produto ou por um engenheiro de produção para que o mesmo fosse um pouquinho mais desperdiçado? O condicionador é pastoso e demorava mais para sair do potinho se o armazenamento fosse feito com o bico para cima. E ele para baixo? O condicionador sai com mais facilidade pela força da gravidade ou ele é mais desperdiçado quando tentamos fechar com a tampinha em um movimento de baixo para cima? Muito confuso!

2 – Será que quando a embalagem da pasta de dente passou de um tipo de alumínio para plástico era para facilitar e não machucar nossas mãozinhas, ou apenas para que aquela famosa dobrinha até o bico, aproveitando a última gota de pasta,não acontecesse mais. Assim acaba mais rápido, certo? Precisamos comprar outra pastinha com mais frequência hoje em dia, né? E o biquinho que foi alargado? “Quem teria pensado nisso?”, eis a questão.

3 – Quando você entra em um supermercado e até chegar ao açougue precisa passar pelas maravilhosas opções de televisões de última geração, chinelos maneiríssimos e outros artigos até então desnecessários naquele momento, pensa quem seria o autor dessa faceta?

São algumas questões curiosas e que precisamos analisar com mais cuidado para apontar os criadores. Porém, a engenharia de produção pode ser sim uma aliada da comunicação. E isso é fascinante para quem quiser seguí-la, já que aqui somos totalmente a favor de quem quer ser comunicador.

pasta



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: