Viajante Com limão - Linhas de Nazca: Os misteriosos desenhos peruanos
Por Vince Vader Galeria de imagens: Olá leitores, acabo de voltar de uma viagem ao Peru e divido com vocês um dos pontos altos dessa epopeia: voar de monomotor sobre as…
Compartilhe esse conteúdo:
Por Vince Vader
Galeria de imagens:
Olá leitores, acabo de voltar de uma viagem ao Peru e divido com vocês um dos pontos altos dessa epopeia: voar de monomotor sobre as Linhas de Nazca.
Próximo à cidade de Nazca, em uma área de aproximadamente 525 quilômetros quadrados e com datação entre 200 antes de Cristo e 800 depois de Cristo, centenas de desenhos sulcados no solo se transformam em enormes figuras geométricas e desenhos de estranhas figuras. A pesquisadora que mais tempo dedicou em solucionar os mistérios das enigmáticas linhas, foi a alemã naturalizada peruana Maria Reiche.
Nazca é uma cidadezinha de 30.000 habitantes que vive cercada de mistério. Alguns acham que é um grande trabalho feito pelo povo que habitou esse lugar há centenas de anos, outros acham que é uma pista de pouso de seres extraterrestres, enfim, é um lugar maravilhoso.
As linhas só são visíveis, em toda sua proporção, quando se voa de monomotor a pelo menos 300 metros do solo. É impressionante o tamanho dos sulcos que formam os desenhos. Para entender melhor, abaixo um vídeo mostrando essa experiência única:
Para termos uma idéia geral de todos os desenhos, dispostos naquele sítio arqueológico, só dando uma olhada em um mapa completo. Por hoje é só, em breve quero dividir com os leitores a aventura que foi visitar Machu Pichu. Até lá!
Vince Vader é publicitário e game designer. Além de atuar em mídias digitais desde 97, é professor de Criação Digital/Computação Gráfica e coordenador do ESPM Digital