Tecnologia
Sony apresenta suas principais apostas durante a BGS 2016
Nesta quinta-feira, durante o primeiro dia da Brasil Game Show (BGS), em São Paulo, a Sony apresentou suas principais apostas para o console PlayStation 4. Em evento…
Nesta quinta-feira, durante o primeiro dia da Brasil Game Show (BGS), em São Paulo, a Sony apresentou suas principais apostas para o console PlayStation 4. Em evento…
Nesta quinta-feira, durante o primeiro dia da Brasil Game Show (BGS), em São Paulo, a Sony apresentou suas principais apostas para o console PlayStation 4. Em evento fechado, a companhia fez breves demonstrações de títulos exclusivos, como Horizon, Detroit: Become Human e The Last Guardian.
Apresentados durante a última E3, os jogos são a nova aposta da companhia para garantir a continuidade da sua plataforma, que deve ganhar uma versão slim em breve. Confira o que foi apresentado no evento:
Trata-se de um título interessante, que mistura ideias de sucesso, utilizadas em jogos como Elders Scrolls: Skyrin e Mass Effect, com gráficos de ponta e uma história intrigante. Na pele da protagonista Aloy, o jogador deve explorar uma Terra pós-apocalíptica, onde a natureza voltou a reinar e boa parte da fauna foi substituída por máquinas vivas. Embora boa parte desses novos seres sejam pacíficos, existem robôs corrompidos que ameaçam a sobrevivência da heroína e seus amigos.
Horizon apresenta um sistema de diálogo dinâmico, que garante uma ótima fluidez da história. De acordo com Daimion Pinnock, um dos produtores da Sony, o jogo oferece um diferencial estratégico, que permite ao jogador escolher a melhor forma para abordar os problemas oferecidos pela narrativa. “Você pode escolher como deseja lidar com uma determinada situação. Use armas com efeitos diferentes para despachar inimigos ou esconda-se no ambiente para evitar o confronto direto”, diz.
Outra opção é hackear as criaturas mecânicas para que elas ajudem o jogador em sua jornada, servindo como montarias ou mesmo distração em momentos mais complicados. Apesar de não ter um mapa inteiramente aberto, Pinnock aponta que a exploração é o ponto forte do jogo.
Desenvolvido pela Guerrilla Games, o lançamento chega ao mercado no dia 28 de fevereiro de 2017 com interface e legendas em português.
Fãs de ficção científica e investigação são o público alvo deste jogo desenvolvido pela Quantic Dream. Baseado em um futuro distópico, onde a humanidade passou a usar androides como criados, Detroit coloca o jogador na posição do investigador sintético conhecido apenas como Connor. Seu objetivo é lidar com robôs “defeituosos” que começaram a exibir sentimentos, questionando sua existência e tornando-se um perigo para a sociedade.
“Eles são ótimos mecânicos, babás e motoristas. Fazem todo o tipo de trabalho”, afirmou Pinnock. “O problema é que alguns deles são muito sentimentais, algo que eles não foram fabricados para fazer.”
O jogo é baseado em escolhas. Cada situação, ou fase, tem um tempo específico para ser resolvida. O jogador deve investigar provas e analisar cenários para aumentar suas chances de vitória, mas sem se distrair do objetivo principal. Na demonstração, que seguiu o roteiro apresentado durante a última E3, Pinnock apresentou dois resultados diferentes, um positivo e outro negativo, para mostrar a importância das mecânicas de investigação e reconstituição de cenários relacionados aos crimes.
A versão apresentada estava em inglês, mas o produtor afirmou que todo o conteúdo será localizado para o português antes do lançamento, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2017.
Baseado em hits como Ico e Shadow of The Colossus, The Last Guardian, do designer Fumito Ueda, é um dos títulos mais aguardados para a plataforma da Sony. Ele narra a história de um garoto e de uma besta mitológica, conhecida como Trico, por um cenário repleto de desafios e locais de difícil acesso. Para avançar pelos níveis, é preciso abusar da sinergia entre os dois protagonistas, explorando as habilidades e, algumas vezes, as falhas de cada um.
A breve apresentação, realizada pelo produtor David Alonzo, trouxe o início da saga, que impressionou na execução do gameplay, mas não empolga no quesito gráficos – o que não deve ser um impedimento para os fãs do gênero. O título chega ao mercado no dia 25 de outubro, com previsão de legendas em português.
Durante o primeiro dia de BGS, a Konami aproveitou o espaço da Sony para fazer uma apresentação tímida de seus títulos mais recentes. O primeiro a ser apresentado foi Metal Gear Survive, um jogo de sobrevivência inspirado na saga criada por Hideo Kojima, que saiu da empresa no final de 2015.
De acordo com André Bronzoni, gerente de marca na Konami, Survive tem início exatamente no final de Metal Gear Solid V: the Phanton Pain. O objetivo é recolher recursos para criar novas armas e sobreviver ao lado de seus companheiros. “Ele é cooperativo, o que significa que você precisará de outras pessoas para lutar contra as hordas de inimigos, que não são zumbis.”
A segunda parte da apresentação foi dedicada ao simulador de futebol PES 2017. O executivo demonstrou trailers e apontou novas características do título, como um sistema de controle mais realistas e a presença dos 20 times do Campeonato Brasileiro. Além disso, o jogo trará mais de 30 estádios, alguns via DLC, e narração de Milton Leite.
Metal Gear Survive deve chegar no segundo semestre de 2017, enquanto o PES está programado para o dia 13 de setembro.
A Brazil Game Show acontece entre os dias 1 e 5 de setembro em São Paulo, no espaço da São Paulo Expo. O evento reúnes gigantes do mercado de games, bem como desenvolvedores independentes e atrações para o público geral.
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James Della Valle é jornalista especializado em tecnologia e inovação. Atuou em grandes empresas de comunicação, como iG, Estadão e Editora Abril. Foi editor de TI e segurança da informação no site da revista INFO Exame e um dos editores do núcleo Vida Digital para a revista VEJA. Também trabalhou como produtor editorial para a Microsoft, controlando o conteúdo da rede Xbox Live para mais de 30 mercados. – linkedin.com/jamesrdv | facebook.com/james.dellavalle