Sem categoria

O(s) Mundo(s) de Jack Kirby

Por Andre Matt. Eu nunca dei muita bola para o Jack Kirby. Em minha defesa, nunca fui de me importar com nenhum grande artista até meus 12 anos. Foi por ai, quando a…

Compartilhe esse conteúdo:


jack_kirby

Por Andre Matt.

Eu nunca dei muita bola para o Jack Kirby. Em minha defesa, nunca fui de me importar com nenhum grande artista até meus 12 anos. Foi por ai, quando a arte realmente começou a se destacar em meio a todos aqueles gibis, que Jack Kirby passou de um simples nome nos créditos de rodapés, pra ganhar status de ídolo.

É simples. Seja na arte ou no design, são poucas as unanimidades. Nos quadrinhos então, menos ainda, mas uma dessas raras unanimidades é Jack “The King” Kirby.

É seu estilo único, seu traço, sua estrutura gráfica e seus personagens. Algo que carrega até hoje emoção, inovação e uma vitalidade moderna em páginas amareladas com o tempo. Tudo que uma arte sonha em ser. Icônica.

Jack fez mais que popularizar os quadrinhos ocidentais com seus heróis patrióticos e deuses espaciais, desenvolver aventuras épicas que falavam da pura experiência humana. Ele filosofava e compartilhava seus valores e visões do futuro. Ele co-criou a Marvel e desenvolveu conceitos na DC Comics que hoje fazem parte da cultura pop universal.

E é com nomes como Quarteto Fantástico, Novos Deuses, X-Men, Thor, Sandman, Surfista Prateado, Capitão América, Homem de Ferro, OMAC e muitos outros, verdadeiros atestados de sua genialidade, que se faz necessário um TOP 5, com os melhores characters designs (design de personagens) criados pelo Rei:

5 – Etrigan
A idéia básica de como seria um “demônio super-herói” ganhou as páginas de um gibi próprio na DC, onde mesmo no 3° escalão da editora, Etrigan consegue estabelecer um mix perfeito entre o estereótipo demoníaco, com seus chifres, olhos selvagens e dentes afiados, com a pura estética pop de cores berrantes, capa e postura ameaçadora.

4 – Galactus
O devorador de mundos da Marvel. Se pudermos considerá-lo um vilão, ele sem dúvida é o maior, seja em proporção, seja na capacidade. Existe algo no detalhado design artístico de seu elmo, sua armadura, sua nave, que traz uma não apenas uma aura alien, mas cósmica.

3 – Capitão América
Eu preciso ser sincero, eu tinha problemas com o visual do Capitão América quando pequeno. Eu nunca consegui compreender a necessidade daquele “A” na testa, nem as asinhas na máscara de um super-herói, mas o próprio uniforme ter durado mais de 60 anos sem alterações, prova como Kirby não só ajudou a criar a pop art, como desenvolveu a mentalidade de levar cultura pop mais a sério. As cores, a estrela no peito, o equilíbrio do design e o escudo. A bandeira americana eternamente viva.

2 – Surfista Prateado
Batendo de frente com a quase sempre comum brutalidade grotesca que Kirby aplica em seus designs, o Surfista Prateado é a pura elegância humana sem imperfeições. A forma perfeita do ser humano antes de ser esculpida pela realidade. Simplicidade refinada em transcendência pop, uma vez que mesmo sem nunca ter decolado em suas histórias solo, muita gente se considera fã incondicional do personagem.

1 – Darkseid
Criação máxima de Jack Kirby, Darkseid é o maior e mais ameaçador vilão de toda DC Comics. Fugindo totalmente do seu padrão de designs complexos e cores gritantes, Darkseid reflete seu nome. Uma criatura monstruosa esculpida em pedra bruta e com fumegantes olhos vermelhos, esbanjando poder e terror. Não por menos, ele foi uma das principais inspirações na criação de Darth Vader.



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: