Sem categoria

Entre o Blaster e o Phaser: O portfolio de Ryan Church

Parece que no mundo cético de hoje, há uma tendência às pessoas acreditarem que tudo é uma questão de circunstância, e a explicação do acaso se abstrai ao…

Compartilhe esse conteúdo:


star_wars_02

Parece que no mundo cético de hoje, há uma tendência às pessoas acreditarem que tudo é uma questão de circunstância, e a explicação do acaso se abstrai ao destino… Semana passada, estava eu procurando pela presente pauta, sem saber realmente o que escrever. Não sou um cara fechado, gosto de falar do que me vem à telha, mas seguindo o que meu professor na faculdade dizia, você tem que agradar o público, ou seja, vossas senhorias.

Estava conversando com o Victor sobre o que escreveria esta semana, já que Wolverine está no auge das badalações. Pensei em lembrar de Star Wars, já que tivemos o Star Wars Day, mas não foi uma coisa tão explodida a ponto de todos ficarem um mês dizendo o quanto foi legal, o que me desanimou. Aí, com sua paciência de sempre, o ilustre editor-chefe menciona Star Trek. Eu particularmente gosto de Jornada nas Estrelas, mas estou esperando pouco do filme, já que pelos trailers, ele aparenta ter mais cara de filme de ação, ao invés do já conhecido parêntese envolvendo psicologia e filosofia, o que também me desanimou, para a frustração de todos. Assim, eu, em meus devaneios de hora de almoço, resolvi garimpar mais coisas de internet pra falar, e resolvi voltar às origens, parando no site de um Concept Artist, chamado Ryan Church… E foi aí que eu resolvi dar o braço a torcer às ironias do destino.

Primeiro. Vocês sabem quem é esta ilustre pessoa? Ryan Church não é ninguém menos que um dos cabeças do departamento de arte no Rancho Skywalker. Em seu extenso currículo, passou por filmes como Star Wars – duuh –, Guerra dos Mundos, Transformers, e mais recentemente, adivinhem… Star Trek!

Um cara centrado, Church leva a o trabalho de ajudar a explicar uma história por meio de suas ambientações a um novo nível. Com trabalhos caracterizados mais especificamente em cenografia e veículos, seu currículo ficou extenso, aparecendo em muitos filmes e jogos famosos, como Battle For MiddleEarth II, onde em cada fase – no início e no fim –, suas pinturas aparecem com as narrativas da história, logo depois transformando-se animações 3D, dando uma linguagem única ao jogo, que merece aplausos para sua época, pela cuidadosa produção.

star_wars_03

Church é simples, mas talentoso. Diz ele, em uma curta biografia em seu site, que sua paixão começou cedo, porque ele adorava dinossauros. O pai dele, observando o filho aos 5, 6 anos desenhando-os por toda parte, resolveu ensiná-lo a fazê-los de forma mais coerente para que pudesse criar seus próprios livrinhos.  Anos depois, ao fim de seu colegial, foi estudar na UCLA dizendo visar algo seguro para sua vida em termos de formação, mas à noite, estudava um curso de arte no Art Center College of Design.

A mencionada influência do pai é visível em seu trabalho. Seu foco foi sempre manter ao máximo a visão e a verossimidade afiadas, e por isso se especializou, não só no âmbito da ilustração, mas tentou absorver ao máximo o desenho industrial e a perspectiva, para que assim, pudesse mesclar o técnico ao artístico em veículos e ambientações. Seu interesse por Design de Entretenimento o garantiu, ao fim da faculdade, um emprego na Walt Disney Imagineering. O verdadeiro ápice, porém, chegou quando foi contratado pela Industrial Light + Magic de George Lucas. Trabalhando como supervisor do departamento de Arte, Church ficou famoso entre os concept artists no mundo inteiro, até hoje sendo procurado e citado em muitos trabalhos grandes, como os descritos acima. Em 2003, juntou-se a Alex Alvarez da Gnomon School of Visual Effects – uma escola, da qual eu vou dedicar um post inteiro pra falar – para criar DVDs explicativos, onde ele ensina não a forma de usar programas, mas seus critérios e técnicas no dia-a-dia.

Particularmente, Church é um favorito meu, por esse mesmo motivo, no qual a visão de um artista mesclada à sua técnica e dedicação são muito mais importantes do que possuir um programa avançado ou um computador de ponta. E quem é fã de Star Wars vai poder conferir não só o que estou dizendo em primeira mão, mas o de muitos outros talentosos artistas de seu time, nos livros “The Art Of Star Wars II: The Attack Of The Clones”  e “The Art Of Star Wars III: The Revenge Of The Sith”, disponíveis em megastores e superlivrarias pelo país. Quem preferir, também pode visitar seu portfolio online.

Ryan Church é uma excelente referência, sempre, para modeladores e ilustradores, e um perfeito ponto de partida para quem gosta de ilustração e quer seguir carreira.

Ah sim… ele vende DVDs com aulas e Prints de suas obras em seu site, então se algum de vocês baba como eu nos trabalhos desse cara, aproveitem.

star_wars_01



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: