Design

Brasileiro visita Auschwitz e produz ensaio fotográfico dramático

O designer André Bernardi poderia ser apenas um dos diversos turistas que visitam Auschwitz – Birkenau, o complexo que abriga os aterrorizantes campos de…

Compartilhe esse conteúdo:


O designer André Bernardi poderia ser apenas um dos diversos turistas que visitam Auschwitz – Birkenau, o complexo que abriga os aterrorizantes campos de concentração do Terceiro Reich, no sul da Polônia.

Decidi deixar as fotos sem cores, porque cor significa alegria para mim… e isso não existe em Auschwitz – André Bernardi

No entanto, André decidiu contar um pouco da experiência que foi visitar um dos maiores símbolos do Holocausto e a atmosfera que rodeia o local onde se estima terem sido mortos mais de 1.3 milhões de vítimas.

Abaixo você confere um pouco do ensaio – completo no Behance – e quatro fotos exclusivas do Com limão.

De acordo com André, o infame portão “Arbeit macht frei” (O trabalho vos libertará, em alemão), não foi onde ele começou a sentir o drama da região. André contou para o Com limão que a Auschwitz ainda é uma realidade para os moradores da região e muitos não gostam de chegar perto do local.

O designer afirmou que “antes de conhecer Auschwitz, a região parecia pertencer a uma realidade longínqua, mas agora entende que o impacto ainda permanece”.

Engraçado que André disse a mesma coisa que já havia escutado durante a première da série Magnífica 70, que conta um pouco sobre o período de ditatura no Brasil.

Quando não vivenciamos um fato e apenas estudamos nos livros, alguns fatos parecem tão distantes. Esquecemos que foi logo ali, em um país no leste da Europa e menos de um século atrás, que o mundo parou… para milhares de pessoas.



Tags: , , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: