Review

Sony X955G: Um cinema dentro de casa

O review da Sony X955G é algo um pouco diferente de outros que já foram publicados aqui no Com limão. Primeiramente, porquê o modelo que testamos foi o de 75” e…

Compartilhe esse conteúdo:


O review da Sony X955G é algo um pouco diferente de outros que já foram publicados aqui no Com limão. Primeiramente, porquê o modelo que testamos foi o de 75” e precisamos levar em conta que é um aparelho de R$ 16 mil (valor em promoção), ou seja, não é uma televisão para a realidade da grande maioria dos brasileiros. No entanto, isso não é um ponto negativo. As tecnologias presentes no modelo de 75” também estão presentes no de 65” e 55”, esta última já bem mais comum nas salas desta terra tupiniquim. O segundo ponto (e um dos pontos mais legais deste aparelho) é que a X955G é uma Android TV de alta qualidade — vou explicar mais no decorrer do nosso texto. Dito isso, vamos ao nosso review!

Vamos começar pelo ponto mais importante: A Sony X955G é uma Android TV. O que isso quer dizer? O sistema operacional desta televisão é Android e você tem acesso a grande parte dos aplicativos do Google Play. Além disso, para os usuários com um pouco mais de experiência, existe a possibilidade de instalar aplicativos “desconhecidos”, ou seja, que não estão presentes na Play Store. Mas, atenção, faça isso por sua própria conta e risco. Acredito que a garantia não cobre instalação de aplicativos externos.

Outra vantagem é que a X955G vem com Google Assistente, que entende português perfeitamente. O reconhecimento é tão bom, que — por muitas vezes — a funcionalidade era ativada pela propaganda do Google (rs!). Não quer usar o Google Assistente? Sem problemas, a Sony X955G possui compatibilidade com a Amazon Alexa. Pode não parecer grande coisa, mas não são todas as smart TVs que possuem compatibilidade com a Alexa. No meu caso, eu tenho uma UHD Samsung que, por várias vezes, não consegue se comunicar com a Alexa. Como ainda não há suporte direto da marca coreana com a assistente virtual, é preciso alguns “malabarismos”, situação que não ocorre na X955G.

Além disso, o modelo também possui compatibilidade com o ecossistema Apple. Anunciado em fevereiro, os modelos das séries XBR A9G, Z9G, X955G e X855G receberam uma atualização que habilita os serviços Apple AirPlay 2 e Apple HomeKit. Com o AirPlay 2 é possível transmitir conteúdos multimídia do iPhone diretamente para a TV. Já o suporte ao HomeKit permite que o usuário controle a TV por meio do assistente virtual da Apple.

Netflix Calibrated Mode: Qualidade de imagem via streaming

A Sony X955G possui um modo de calibragem especialmente para Netflix. A intenção é preservar a qualidade de imagem, assim como o “diretor gostaria que você visse” a série ou filme. O ponto negativo é que esta calibragem só serve para Netflix, ou seja, não será aplicado no Globoplay ou Amazon Prime. De qualquer forma, os conteúdos em 4K ficam incríveis no painel da Sony. Como já é característico das televisões da marca, a qualidade de imagem é excelente.

Mas existe um grande porém e não é só para este modelo, mas para todas as smart TVs existente. Como falei no início do texto, o modelo testado foi o de 75” — uma tela incrível —, mas existem limitações por conta de uma realidade… a realidade das operadoras de TV paga. Isso é algo que já estou para comentar há algum tempo e posso dizer com propriedade, as novas televisões são feitas para o universo do conteúdo streaming.

As smart TVs e a ausência de qualidade nas transmissões a cabo

Se você quer uma televisão para assistir filme via sua operadora de TV paga, então pode esquecer uma smart TV. A afirmação pode parecer um pouco agressiva, mas é a realidade. Para quem não sabe, já trabalhei em um grande canal que, entre outras produções, possui séries sobre natureza com imagens belíssimas. Eu aprendi sobre a limitação de transmissão das operadoras pagas da pior forma. Quando recebi o material original e vi em uma TV 4K, pensei “nossa, que série linda!”, quando fui ver a estreia oficial — via minha operadora, fiquei “como assim?! essa imagem está ‘lavada’ e a qualidade está péssima!” Foi quando descobri que as operadoras não possuem “banda” para transmitir algo em alta qualidade. Algumas até oferecem o HD, mas é um “high definition” bem pobre. Em resumo, se você quer uma tela grande e 4K, você precisa de um serviço de streaming.

Áudio e Design: Pontos importantes para uma boa televisão

Foi o tempo que o design de uma televisão pouco importava. Hoje elas fazem parte do visual da sala e o design é fator decisivo na escolha de um modelo ou outro. No caso da X955G, a base elegante e a borda fina foram os grandes destaques. Aliás, a base é tão elegante e clean, que dá a impressão que a televisão vai cair, mas é apenas uma impressão errada. Os suportes são pesados e seguram tranquilamente até mesmo o modelo de 85”.

No design, a única coisa que não ganhou o meu coração foram os gerenciamentos de cabos. Ao contrário do que existem em outros modelos concorrentes, no modelo da Sony, os cabos são fixos pelos pés das bases, mas isso não faz com que eles sumam na paisagem da sala. O design deste quesito poderia ser um pouco mais trabalhado.

Por fim, o áudio. Particularmente gostei da qualidade de som da Sony X955G, mas — como já comentei anteriormente — a área da minha sala não é tão grande, então não fez tanta diferença. Outro ponto importante foi que testamos o modelo com o Sony HT-S700 (veja aqui o review completo do aparelho), um dos modelos de home theater da marca, e isso faz total diferença. E, cá entre nós, se você vai investir R$ 16 mil em uma televisão, não custa nada adicionar um home theater de qualidade na brincadeira. Aí o seu cinema em casa está completo!

[rwp-review id=”0″]

[rwp-reviewer-rating-stars id=”0″]



Tags: , , , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: