EcoDesign / Impacto
HIIVE: Designers alemães criam colmeia inteligente para abelhas
O ser humano, com sua matemática, arquitetura, ciência e tudo mais é um bichinho tão frágil, mas acabamos esquecendo disso no dia a dia. De cima de nosso pedestal,…
O ser humano, com sua matemática, arquitetura, ciência e tudo mais é um bichinho tão frágil, mas acabamos esquecendo disso no dia a dia. De cima de nosso pedestal,…
O ser humano, com sua matemática, arquitetura, ciência e tudo mais é um bichinho tão frágil, mas acabamos esquecendo disso no dia a dia. De cima de nosso pedestal, achamos que estamos acima de todas as outras espécies e esquecemos nosso papel no planeta. O ser humano pode demorar até 18 meses para começar a andar. A zebra, por exemplo, começa a andar cerca de 20 minutos após o seu nascimento e, depois de 40 minutos, já está saltando perto da sua mãe. Os rinocerontes chegam a pesar 2 toneladas e atingem 50 km/h. Usain Bolt é um dos homens mais rápidos do mundo e não chega a pesar nem 90kg e, mesmo assim, não consegue ultrapassar os 44 km/h.
Podemos ir um pouco mais além. Nossa existência no planeta também depende de um pequeno ser com pouco mais de 1 cm. As abelhas cumprem um papel importante no planeta. Elas são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas. Sem elas, pesquisadores afirmam que a escassez de alimentos seria ainda maior.
O problema é que, mesmo que indiretamente, estamos acabando com as abelhas. Eu já escrevi diversos textos no InovaSocial citando os perigos da extinção das abelhas e o porquê precisamos tanto destes pequenos seres — veja neste link.
Por isso que projetos como o HIIVE são tão importantes. Ele reproduz o microclima do habitat natural da abelha-europeia, uma abelha social que gosta de viver dentro de troncos ocos de árvores. Com uma geometria semelhante a de um tronco, o sistema reproduz o ambiente necessário para a abelha, fornecendo um isolamento térmico natural (quente no frio; estável no calor), além de regular umidade e proteger a colmeia de parasitas.
O HIIVE é uma solução para todos os apicultores interessados na sustentabilidade e na apicultura adequada às espécies. Também visa os apicultores iniciantes, que gostamos de chamar de “abelhas-novas”. Pessoas que se interessam por abelhas e apicultura porque querem ter um impacto positivo em nosso ecossistema.
Criado pelos designers alemães Philip Potthast e Fabian Wischmann, ambos formados na Universidade de Tecnologia e Economia (HTW) de Berlim, o HIIVE possui dois compartimentos: uma câmara de mel e uma câmara de criação. A estrutura é composta de um sistema totalmente modular, com componentes facilmente substituíveis, e sua construção é feita a partir de materiais sustentáveis; incluindo plástico reciclado, lã de cânhamo, argila, madeira ou cascas de árvores. Além disso, o sistema possui sensores inteligentes para monitorar a atividade das abelhas e envia dados para um aplicativo da marca.
A previsão é que o HIIVE comece a ser vendido no último trimestre de 2021 e já existe uma lista de espera neste link.