Tyson - O lado humano de um dos maiores (e mais polêmicos) pugilistas da…
Por Victor Vasques Estréia hoje em São Paulo o filme Tyson e para quem espera um filme à lá 50 Cents pode ficar decepcionado. O filme, que já foi exibido na Mostra…
Compartilhe esse conteúdo:
Por Victor Vasques
Estréia hoje em São Paulo o filme Tyson e para quem espera um filme à lá 50 Cents pode ficar decepcionado. O filme, que já foi exibido na Mostra Internacional de São Paulo e no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, é um retrato íntimo do pugilista campeão Mike Tyson.
Dirigido pelo diretor independente James Toback, Tyson é um documentário que beira a uma análise psicológica da conturbada história do lutador, dentro e fora dos ringues. Os espectadores poucos acostumados com documentários podem achar o filme lento, resultado da linguagem adotada pelo diretor em colocar Tyson fazendo da câmera o seu divã, porém são recompensados com momentos engraçados, violentos e, até mesmo, emocionantes.
Quando digo emocionante estamos falando de ver o gigante peso-pesado chorando ao contar para as câmeras seu relacionamento com seu mentor Cus D’Amato, ou até mesmo quando ao falar sobre sua família fala que: “já fiz muita coisa de errada, mas o Mike de hoje quer apenas ser avô”.
Confesso que a imagem que tinha do lutador sanguinário se desfez ao ver Tyson transformar o filme em seu confessionário, contando cada detalhe da sua agitada (e sofrida) infância, que de acordo com o próprio, morava no violento bairro do Brooklyn, onde a lei era lutar ou correr, tendo como único suporte uma mãe promíscua com amigas promíscuas.
“Quando Mike Tyson fica nervoso, você não precisa de um juiz, mas sim de um padre.” – Jim Murray
Ainda de acordo com o lutador, passar sua infância em reformatórios era comum e muito bom, pois parecia uma grande colônia de férias, onde podia rever os amigos.
Tyson ainda conta sua relação com Don King, drogas, mulheres e, é claro, o boxe. Um filme imperdível para quem gosta de boxe e quer analisar a psicologia de um lutador.
Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.