Comunicação

360 dias para pagamento: O caso da Dr. Pepper nos EUA

A gigante Keurig Dr Pepper realizou uma consulta para contratar uma agência de relações públicas nos EUA, onde parte da solicitação era que as agências aceitassem…

Compartilhe esse conteúdo:


A gigante Keurig Dr Pepper realizou uma consulta para contratar uma agência de relações públicas nos EUA, onde parte da solicitação era que as agências aceitassem condições de pagamento de 360 dias.  Aquelas que não pudessem, teriam a opção de financiamento, a seu próprio custo, por meio da financeira Prime Revenue, de Atlanta.

Atualmente a Keurig Dr Pepper inclui as marcas 7up, Canada Dry, Sunkist, Schweppes, Snapple e, logicamente, Dr Pepper.  Eles também gerenciam os produtos de café para empresas como McDonalds, Cinnabon, Krispy Kreme e Newman’s Own Organics. Segundo a marca, o processo já foi concluído e agência já foi escolhida.

A exigência de pagamento em 360 dias gerou uma série de críticas no mercado. Uma delas foi a VoxComm, movimento de defesa das agências de publicidade, que emitiu um alerta sobre uma concorrência nos EUA que solicita condições de pagamento de 360 dias. A entidade ressaltou que as agências não são bancos e simplesmente não pode se esperar que elas financiem o orçamento de marketing dos clientes.

Leia mais sobre o mercado de publicidade aqui

“Esta é uma demonstração flagrante do bullying corporativo pela Keurig Dr Pepper. Agências não são bancos e simplesmente não pode se esperar que elas financiem o orçamento de marketing dos clientes,” disse Scott Knox, Diretor da VoxComm e Presidente e CEO do Institute of Canadian Agencies (ICA).  “Os acionistas da empresa devem responsabilizar a liderança, especialmente quanto ao Código de Conduta do fornecedor estabelecer que eles estão “compromissados com os altos padrões de conduta ética.”

Knox completa que “o site da Keurig Dr Pepper estabelece publicamente um compromisso com a igualdade, mas como solicitar às empresas fornecedoras que financiem a atividade de marketing por um ano cria uma cultura de igualdade?”.

A VoxComm entrou em contato com a liderança de marketing e suplementos na Keurig Dr Pepper para discutir o caso. “Se o esperado for excelência, inovação e crescimento de suas marcas; iniciar uma parceria dessa forma com qualquer agência é contraintuitivo”, declarou Tamara Daltroff, presidente da VoxComm e CEO da EACA. “A VoxComm está aqui para ajudar a buscar o melhor resultado para a sua marca”.  Infelizmente, segundo a associação, durante as conversas com Keurig Dr Pepper, a corporação confirmou que não vai mudar a direção do processo e está confiante em seus acordos e processos de seleção de fornecedores.

Já não é de hoje que o mercado de publicidade vê a prática de longos prazos para pagamento. No comunicado, a VoxComm destacou declarações das associações de anunciantes e marcas, que desafiam esta prática de prazos de pagamento estendidos:

  • “Prazos prorrogados frequentemente trazem consequências, incluindo relações tensas com fornecedores, redução na flexibilidade e preços maiores. … Os modelos de negócios e meios de subsistência de participantes menores na cadeia de suprimento de marketing podem ser ameaçados por prazos estendidos. Tais empresas não são bancos.” – Relatório sobre condições de pagamento da Associação Norte-americana de Anunciantes (ANA), de março de 2020
  • “Pode não ser do interesse de longo prazo de clientes, quando a reputação for crítica para garantir que você possa trabalhar com o melhor talento possível, aplicar injustamente os prazos de pagamento estendido.” – Stephan Loerke, CEO, Federação Mundial de Anunciantes (WFA), maio de 2020
  • “Serei perfeitamente franco: Creio que há situações que sejam injustas e cruzam a linha, e não estou propondo a continuação de prazos estendidos. Há algumas situações que estão em um terreno injusto e há necessidade de que haja um acerto de contas entre os clientes e agências sobre o que é razoável e sustentável ao longo prazo e manter isso.” – Bob Liodice, CEO, Associação Nacional de Anunciantes (ANA), maio de 2020

“Uma das principais atribuições da VoxComm é exatamente esta: zelar pelo equilíbrio das relações entre agências e anunciantes e incentivar um mercado justo e sustentável. Isso é fator fundamental hoje no mundo dos negócios, onde relações sustentáveis são imprescindíveis para empresas preocupadas de verdade com a prática das diretrizes do ESG”, ressalta Mario D’Andrea, presidente da Abap. A Associação Brasileira das Agências de Publicidade é entidade fundadora da VoxComm e seu presidente, Mario D’Andrea faz parte do board formado por USA, Canadá, UK, Australia, Europa e Brasil.

Imagem Destaque: zef art/Shutterstock



Tags: , , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: