Review
LG NanoCell NANO80 4K de 55”: Uma ótima escolha para o Black Friday
LG NanoCell NANO80 55” tem qualidade 4K e ótimo custo-benefício para o Black Friday, ideal para filmes, séries e jogos com IA e som envolvente.
LG NanoCell NANO80 55” tem qualidade 4K e ótimo custo-benefício para o Black Friday, ideal para filmes, séries e jogos com IA e som envolvente.
A Black Friday está se aproximando e uma das grandes compras do brasileiro deve ser uma nova televisão. Já adianto que o texto de hoje traz uma boa alternativa para quem busca uma grande tela com bom custo-benefício. O Com limão recebeu para review a LG NanoCell NANO80 4K Ultra HD de 55”, modelo que não ultrapassa os R$ 3.000 e, segundo o comparador de preço Zoom, está no seu menor valor histórico: R$ 2.729 na Amazon.
Como já é de costume, os reviews do Com limão tentam trazer o mínimo de termos técnicos, para que seja acessível a todos os públicos. Vamos então a primeira grande pergunta: A LG NanoCell é uma boa televisão? O modelo possui bom brilho, incrementado com inteligência artificial pelo chip AI Alpha 5 4K de 7ª geração (vou explicar melhor sobre ele abaixo), e o contraste interessante para quem quer uma televisão de boa qualidade, seja para filmes, séries ou jogos.
Já não é de hoje que a LG possui bons painéis, que são a base de uma boa televisão, sendo utilizados até mesmo por outras marcas; então em termos de qualidade de imagem, a NanoCell entrega o que promete. Vale lembrar que o modelo está abaixo dos modelos QNED e OLED, como a C3 que testamos em 2023, no entanto, o valor da NanoCell também é mais acessível.
Em termos de som, o modelo NANO80 traz o Som AI Pro (também presente nos modelos mais caros) que utiliza o chip Alpha 5 para incrementar o espetáculo sonoro, criando um — na promessa da marca — surround virtual 9.1. Mas o que isso significa? É claro que, quando falamos de som, tudo depende do ambiente. Mas a NanoCell entrega uma boa qualidade de áudio para quem não possui um home theater.
Durante os nossos testes, utilizamos a NanoCell em uma sala ampla (aproximadamente 30m2) e o modelo conseguiu entregar uma boa qualidade de som. Além disso, a promessa da marca é que a NANO80 se adapte com o conteúdo da televisão. Apenas por gosto pessoal, deixei o modelo com o som Grave ativado.
Outros dois pontos positivos da NANO80 estão no controle remoto e no webOS, sistema operacional da LG. O controle Smart Magic permite que você o utilize como um mouse. Além disso, ele possui teclas rápidas para Netflix, Prime Video, Disney+, Globoplay, LG Channels (que a marca vem trabalhando com diversos novos conteúdos para 2025) e Alexa. Só não entendo uma questão, nem mesmo nos modelos mais caros, a LG ainda não adotou recarga por energia solar. Algo tão simples, mas que a marca evitaria o uso de milhares (talvez milhões) de pilhas. Fica o questionamento!
Já o webOS é um espetáculo a parte. Comparado com outras televisões, na minha opinião, o sistema operacional da LG é o mais acessível e intuitivo. Ele é, junto com o chip Alpha 5, o coração da televisão. Para que ela seja rápida nas seleções e entregue uma boa qualidade, o conjunto webOS e Alpha são os principais pontos depois de uma boa tela.
Por se tratar de uma smart tv, a atualização do sistema operacional é um ponto importante (até mesmo para receber novas tecnologias). Por exemplo, na última atualização do webOS, os modelos da LG receberam Chromecast nativo. E, de acordo com o webOS Re:New Program, aparelhos como a NanoCell receberão um total de quatro atualizações do webOS ao longo de cinco anos, deixando a televisão sempre pronta para as novas tecnologias.
Em resumo, a LG NanoCell NANO80 4K Ultra HD de 55” é uma excelente opção para quem quer uma TV grande, com bom custo-benefício e repleta de funcionalidades inteligentes. Um investimento que vale a pena para os que buscam uma televisão completa para um entretenimento de qualidade em casa.