Morte e Vida Severina: Uma animação sobre a literatura nacional • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Multimídia

Morte e Vida Severina: Uma animação sobre a literatura nacional

Produção nacional mostra que literatura não precisa ser chata como achamos no ensino médio

Rápido, responda: qual é o seu livro predileto? Dentre muitas opções, talvez Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, não seja um dos mais citados e sabe por quê? Porque em geral, os grandes clássicos da literatura são obrigatórios no ensino médio e quando somos adolescentes, tudo é uma droga e ler livros obrigados é uma delas! O que é uma pena, para nós, que acabamos não dando o devido valor.

A TV Escola e a Fundação Joaqui Nabuco, em parceria com a Ozi – Escola de Audio Visual, veio com uma proposta diferente, uma nova abordagem: E se a história fosse convertida para outra mídia? Se ela fosse animada?

Esse projeto ganhou vida há cerca de um ano atrás e foi baseado na obra do cartunista Miguel Falcão, que transpôs o livro de João Cabral de Melo Neto para os quadrinhos, mantendo o máximo da fidelidade do livro. A animação seguiu o mesmo caminho nos sete meses de produção, testes de tentativa e erros, mas com 52 minutos, o vídeo se fez completo, mostrando toda a riqueza da obra e agradando por onde foi exibido. Os textos permaneceram fiéis ao livro.

Uma iniciativa louvável e quem sabe não vemos mais alguns clássicos numa versão animada? Enquanto isso, que tal pegar aquele livro que você não gostou e tentar ler de novo?

Leia também

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Impacto

Nota do editor: O texto abaixo foi originalmente publicado em 30 de outubro de 2009. Em quase quinze anos, muita coisa mudou, não só...

Futuro

Google anuncia chegada de IA generativa na Busca em português e que pode ser acessada como experimento do Search Labs, outra novidade lançada no...

Podcast

Conversei com a Nintendo sobre o lançamento de "Super Mario Bros Wonder" no Brasil e a importância do mercado brasileiro de games.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.