Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Muzzicycles: Reciclagem aplicada na fabricação de bicicletas ecológicas

Fábrica brasileira produz bicicletas sustentáveis com garrafas PETs

Entre uma pincelada e uma pedalada, o artista plástico uruguaio Juan Muzzi desenvolveu um projeto que já desperta o interesse em diversos países. Afinal, o que poderia ser mais ecológico do que uma bicicleta? Uma bicicleta feita de 200 garrafas PETs!

Muzzi desenvolveu uma técnica que permite reutilizar resíduos plásticos, tais como: PET, polipropileno, ABS e nylon, para produzir o quadro de uma bicicleta. Levando o nome do criador, as MuzziCycles são fruto de 35 de pesquisa e agora começam a ganhar o mercado brasileiro (e mundial).

No entanto as bicicletas produzidas por Muzzi não possuem como único diferencial a reciclagem. Por serem feitas a partir de um sistema que injeta o polímero reciclado, os quadros das MuzziCycles são um pouco mais leves dos que os tradicionais metálicos, além de resistirem a ferrugem.

Outro ponto interessante – agora para aqueles que entendem bem sobre o veículo de duas rodas – os quadros não são soldados, isso aumenta a durabilidade da magrela, já que trincas e rachaduras costumam aparecer exatamente nestes pontos de junção. Para completar, o projeto aplicado no corpo das bicicletas é baseado em algo que todos nós já possuímos: os ossos.

Muzzi foi buscar inspiração na estrutura óssea humana para diminuir o peso e aumentar a resistência do produto. Para isso, bastou observar que a natureza (assim como em tantas outras criações feitas por elas) teve o brilhantismo de deixar os ossos com o interior oco. Fazendo com que o peso humano seja 20% menor. Já para as bicicletas, a técnica aplicadasignifica uma redução de 30% no peso, quando comparado com os quadros maciços.

De acordo com o site do fabricante, atualmente a empresa já tem capacidade para produzir pouco mais que 130 mil bicicletas. O que representaria mais de 15 milhões de garrafas PETs, além da economia de quase um milhão de quilos de petróleo e a emissão de duas toneladas de CO².

Se você achou interessante, as bicicletas pretas – não são usadas tintas para confecção das peças – podem variar de R$ 420,00 a 1.990,00 e são entregues em todo o Brasil por meio de transportadora.

Leia também

Review

Em Battletoads, o trio Rash, Zitz e Pimple estão de volta para roubar os holofotes enquanto quebram, pisam e abrem caminho em uma aventura...

Design

Uma das estratégias mais legais no desenvolvimento de marcas é o co-branding, ou seja, quando duas marcas se unem para criar um produto ou...

Futuro

No quinto episódio do Gravidade Zero, vamos falar sobre design. Sim, parece simples, mas o design impacta o nosso cotidiano de diversas formas. Para...

Podcast

No segundo episódio do Com limão Drops, conversamos com Ana Bellino, superintendente de Produtos, Marketing e UX do digio, plataforma digital de serviços financeiros;...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.