Oscar Niemeyer - 101 anos e criatividade em alta • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Oscar Niemeyer – 101 anos e criatividade em alta

oscar_niemeyer

”Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”.

Você com certeza conhece o dono da citação acima. Nascido a exatos 101 anos, o maior arquiteto brasileiro da história (para quem ainda tem dúvidas. Sim, estou falando de Oscar Niemeyer) ultrapassa um século de vida e comemora mais um aniversário com chave de ouro.

Em plena forma criativa, pela primeira vez Niemeyer aprova pessoalmente uma coleção de jóias criada em sua homenagem e a partir de seus próprios croquis. Taxado por muitos de “chato e extremamente exigente”, coube aos designers da joalheria H. Stern a execução do fato inédito.

Um exemplo do nível de exigência do gênio? Entre seus trabalhos está o projeto da sede da ONU em Nova Iorque que, em parceria com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, foi projetado em 1947. Em 2006, devido ao cenário mundial o prédio passaria por uma reforma nos seus 39 andares, ganhando vidros blindados e outras medidas de segurança.

Por ser o único arquiteto vivo envolvido no projeto, uma comissão da ONU veio até o Brasil consultar o mestre. Resultado? Niemeyer recusou praticamente todo o projeto, fazendo apenas pequenas alterações que não interferiam no desenho original e fechou com a afirmação: “O caminho da arquitetura é o da simplicidade. O espaço livre também faz parte da construção”.

Incumbidos desta árdua tarefa, os designers da joalheria buscaram como inspiração o elemento primário da obra de Niemeyer, as linha essenciais de seu desenho livre e natural, onde os traços aparentemente despretensiosos, acabaram gerando construções lendárias como os conjuntos arquitetônicos de Brasília e da Pampulha, o edifício Copan e os prédios do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Confesso que a obra e vida de Niemeyer são pontos muito complexos para se resumir em apenas um post. Afinal, são 101 anos e quase um século de trabalhos. Mas uma coisa é certeza, não poderia deixar passar essa data tão especial para um dos maiores mestres da arquitetura mundial.

oscar_niemeyer_101

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.