Retrospectiva 2010 - Sem dúvidas um ano para não se esquecer na história • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Retrospectiva 2010 – Sem dúvidas um ano para não se esquecer na história

Por Henrique Haro

A contagem regressiva para o fim do ano de 2010 já está quase no fim e sem dúvidas esse foi um ano diferente. Não em sua extensão, mas em sua intensidade. Não importa se os fatos abalaram ou fortaleceram, não importa. Esses mesmos fatos marcaram para sempre a história de nosso planeta, tornando esse ano único.

As crises econômicas e políticas persistiram longe de nossas “marolinhas”. Europa, Tailândia. Descobertas científicas, o mundo iria virar um grande buraco negro e engolir o Universo mas o LHC parou. Voltou e parou. E voltou. Colisão de hádrons, grande conquista para darmos o primeiro passo ao “de onde viemos?”. Na Medicina, primeira face transplantada, na Engenharia, novo maior prédio do mundo.

Tragédias chocaram. Terremotos no Haiti, terremotos na China. Milhões de pessoas. Milhões de vidas. O adeus triste aos militares que fora de seus países, numa força de paz, perderam suas vidas em prol das de outras pessoas. O adeus anônimo. O adeus conhecido, a Leslie Nielson, Gary Colleman, Denis Hooper e tantos outros.

E de repente o mundo parou, Copa do Mundo, todas as raças, credos e povos unidos. O mundo inteiro unido por uma paixão. Espanha, primeira vez campeã ao som de milhões de vuvuzelas. Então o planeta voltou a rodar. E parou. Povos do mundo inteiro prestando solidariedade aos mineiros do Chile.

A quebra de tabus, Costa Rica e Brasil elegem as primeiras presidentas mulheres, a conquista da liberdade de Aung San Suu kyi. A quebra do sigilo, Wikileaks, Julian Assange.

Um ano intenso a espera de um ano ainda melhor. E para finalizar, um vídeo que está rodando por aí com a retrospectiva pelo ponto de vista do Google, no qual esse post foi baseado.Para finalizar, em nome de todos os editores e colaboradores do Com limão, desejamos um bom fim de 2010 e um ótimo 2011 a todos nossos queridos leitores.



Henrique Haro é coordenador e editor do Com limão, além de designer, estudante de engenharia aeroespacial e músico nas horas vagas.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.