google-brand-black-belt-jack-morgan-design-com-limao-destaque

Compartilhe:   

Google Black Belt: Um logotipo belo e universal

por Victor Vasques

Em 2016, a unidade nova-iorquina do Google lançou um treinamento de elite para seus executivos de publicidade mais seniores e responsáveis pelos US$ 60 bilhões em vendas de espaços no AdWords e Youtube. Este programa é o Brand Black Belt. Em tradução livre, o “faixa preta em marca”.

Nada mais justo chamar um “faixa preta” em identidade visual para desenvolver a do programa. Com passagem por marcas como PayPal, Hyundai, Hugo Boss e Duolingo, o designer londrino Jack Morgan foi o responsável pelo logotipo e identidade do Black Belt. Com inspiração nas artes marciais e seus elementos, como a própria faixa preta, o tatame e o ringue do karatê, Morgan desenvolveu um logo simples, direto, forte e universal. Segundo Morgan, receber o “Black Belt” é, literalmente, uma medalha de honra para os funcionários do Google.

google-brand-black-belt-jack-morgan-design-com-limao-01

google-brand-black-belt-jack-morgan-design-com-limao-03

Além do logo, a identidade é uma coisa bonita de se ver. Tipografia (Roboto V2 foi a fonte escolhida) e família iconográfica conversam perfeitamente com o símbolo e permitem inúmeras aplicações.Para completar, um manual de marca com apenas dez páginas transformam este trabalho em um case contemporâneo que todo designer gráfico deveria conhecer.

google-brand-black-belt-jack-morgan-design-com-limao-07

google-brand-black-belt-jack-morgan-design-com-limao-06

google-brand-black-belt-jack-morgan-design-com-limao-04

google-brand-black-belt-jack-morgan-design-com-limao-02

Para finalizar, gostaria apenas de fazer uma observação sobre o grid usado no símbolo. Ao contrário do que tenho visto (e não sei de onde tiraram isso), não existe proporção áurea ou firulas geométricas no resultado final. O grid é simples e direto. Fácil de reproduzir e não exige nenhum conhecimento avançado na sequência de Fibonacci. Viu? Não precisa aplicar a proporção áurea para fazer um trabalho bem feito. #Dica

google-brand-black-belt-jack-morgan-design-com-limao-05


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus. Worklover assumido, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG e Itaú.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑