7º Fórum Internacional de TV Digital e um Brasil visionário • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

7º Fórum Internacional de TV Digital e um Brasil visionário

Por Pablo Vallejos

Realizado pelo ótimo Instituto de Estudos de Televisão, o 7º Fórum Internacional de TV Digital não deixou a desejar: apresentou detalhes sobre a atual cultura digital televisiva que vivemos e o que podemos esperar nos próximos anos. Com uma organização eficiente e impecável, o evento acolheu ótimos profissionais da área e ocorreu na última sexta-feira, dia 24 no bairro Flamengo (RJ).

Ponto alto foi aquele em que o público presente pôde conferir trechos 3D das novelas “Caminho das Índias” e “Viver a Vida”, além de cenas do carnaval carioca, partida de futebol e tipos de uso para propaganda. Na segunda novela, o público pasmou perante a tecnologia: foi exibida uma cena filmada em 3D e exibida da mesma maneira – quando é filmada já em câmera 3D, não há necessidade de conversão, o que torna ainda mais real aquilo que se vê. Não deu outra, suspiros e sorrisos surgiram ao vislumbrar tamanha proximidade aos elementos e personagens de “Viver a Vida” presentes no breve trecho.

Ponto alto foi aquele em que o público presente pôde conferir trechos 3D das novelas “Caminho das Índias” e “Viver a Vida”

Deve-se admitir que outro ponto marcante no 7º Fórum Internacional de TV Digital foi um breve conflito de discursos entre o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Rede Globo, José Dias, e o superintendente operacional da RedeTV!, Kalled Adib. Tudo começa quando o renomado pesquisador “Global” é perguntado por que a emissora número um de audiência ainda não aplicou programação HD e não pensa em aplicar 3D, assim como fez a RedeTV!. Ríspido, objetivo e veloz, ele retrucou: “Porque a Globo se preocupa com a qualidade”. Ao ter a palavra, Kalled Adib disse não entender a afirmação de José Dias, pois “se há uma emissora verdadeiramente preocupada com qualidade, o nome dela é: RedeTV!”.

Dois profissionais espetaculares, com um vasto conhecimento sobre toda a trajetória da TV digital. Além disso, foi possível conferir detalhes técnicos e operacionais da Sony, Samsung, Net, Digital 21 e Panasonic. O público também pôde escutar mais sobre o presente, passado e futuro da tecnologia no Brasil, através de Newton Cannito, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, ainda na abertura do fórum.

Sobre projetos futuros, Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net, ressaltou empenho da empresa: “NET investe pesado convergência de plataformas tecnológicas e breve vai oferecer VOD, ou seja, conteúdo on demand“. Rafael Cintra, Gerente Sênior da linha de TVs da Samsung, também apresentou o lançamento da TV de 0.7cm de espessura com controle remoto que possui conexão Wi-Fi.

O evento foi sucesso entre os comentários dos presentes e mostrou, mais uma vez, que existe uma boa quantidade de pessoas pensando e repensando o papel que a tevê desempenha e há de desempenhar nos próximos anos.

Pablo Vallejos é jornalista, microempresário e empreendedor da comunicação. Além de amante de filmes, é colaborador do Com Limão no Rio de Janeiro

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.