Nook Color – A terceira lei de Newton no mercado dos tablets • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Nook Color – A terceira lei de Newton no mercado dos tablets

Por Victor Vasques

“Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário”Terceira Lei de Newton

Quando Sir Isaac Newton criou sua terceira lei aplicada para física, não imaginava que ela também poderia ser aplicada nos mais diversos campos, até mesmo para descrever a movimentação de um mercado.

Pelo menos é isso que tem acontecido no mercado de tablets e ebooks, onde toda ação tem gerado uma reação.

Em resposta ao mega sucesso do iPad, a Samsung lançará, como previsto, no próximo dia 15 de novembro o Samsung Galaxy Tab. Para quem participou da Futurecom 2010 (evento de tecnologia que ocorre até amanhã em São Paulo) pôde experimentar o aparelho que, além tirar foto e possuir os recursos de um Android 2.2, ainda faz chamada de voz e envia/recebe SMS.

Já no mercado de e-books, no começo da semana a Amazon anunciou um novo recurso para o Kindle, leitor de livros eletrônicos da empresa, que permitirá os consumidores emprestar e-books para os amigos (que também possuírem o  leitor).

Em reação ao Kindle, a Barnes & Noble (tradicional livraria americana) apresentou a nova versão do nook.

Para quem não conhece, o nook color é um leitor de livros (e revistas) digitais com sistema Android 2.1, 8 GB de memória interna, acesso Wi-Fi e QuickOffice pré-instalado, o que possibilita a leitura de arquivos em Word, PowerPoint, Excel e PDF. Já a tela é um visor de LCD de 7 polegadas que atinge 16 milhões de cores. Tudo isso por US$ 249,00.

O design do e-reader também foi reformulado e ganhou uma curiosa alça na parte inferior.

Como consumidor da primeira versão do nook, arriscaria em dizer que o aparelho perdeu seu grande charme. Antes visto como um ótimo leitor com e-ink (não cansava a vista, já que não emitia luz) e com design confortável para as mãos, agora a Barnes tenta alçar seu aparelho ao patamar de tablets como o iPad e o Samsung Galaxy Tab.

Do meu ponto de vista, ao sair de um mercado onde o produto já estava consolidado e ganhando território, ter como ação explorar novos modalidades, a Barnes terá que tomar cuidado com a reação dos concorrentes, que desta vez não virá de igual intensidade, mas como um grande furacão para cima da livraria.

Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.