Afinal, o Design (realmente) faz a diferença no nosso cotidiano? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Afinal, o Design (realmente) faz a diferença no nosso cotidiano?

Quem trabalha com publicidade, direção de arte e principalmente design provavelmente já passou pelo constrangedor momento de explicar o que faz para seus pais e avós. Quanto aos pais ok, não vejo muitos problemas. Mas para os avós, a coisa complica um pouquinho.

Acho que assaltantes e sequestradores são mais bem sucedidos nessa área do que nós. Deve ser muito mais simples explicar o que faz um assaltante do que um designer. Isso sem parecer ser uma profissão completamente dispensável (ah, ele faz desenho. Que bonitinho).

Eu vivo o mercado publicitário há 12 anos. Há quatro anos como diretor da MonkeyBusiness, agência de apresentações. Sei bem o que é isso, e olha que eu não sou designer. Mas não estou salvo! Sou publicitário e dono de uma agência de apresentações. A sua maioria em Powerpoint. Como explicar o que é planejamento, roteiro, direção de arte e design de apresentações para os que não sabem o que faz um designer? Complicado.

É ai vem aquela pergunta que muitos de nós costumamos ouvir: mas o design é realmente importante? Faz diferença?

Para responder, separei dois cases de como o design faz diferença. Sim, são apenas duas gotas no oceano de design e de coisas incríveis que vemos aparecendo todo dia por aí. Mas vale de exemplo, e se um dia você precisar usar, sinta-se a vontade. É sempre bom responder com cases. Para eles não há julgamentos. Mesmo que eles sejam cases feitos por apaixonados, não contratados. Talvez esse fato faça com que o trabalho seja melhor ainda. Nada supera a paixão nessa área. Vamos lá:

Redesenhando a Wikipedia:

Não é segredo que a Wikipedia passa por uma crise de abastecimento e de acessos. Uma pena, porque o site ajuda bastante quando precisamos e esquecemos nossos livros da Barsa em casa.

Em constante evolução e, na medida do possível, editável pelos usuários, com suas informações disponíveis em qualquer computador ligado a internet, o site mudou a forma como o mundo enxerga informações e abriu os olhos da maioria para a questão do colaborativo. Tudo muito bom, mas faltou uma coisa: ninguém pensou no design.

Se você acessar agora, vai ter certeza que voltou ao ano de 1996 na internet. É ai que entra a New!, uma agência de design sediada na Lituânia, que criou o projeto Wikipedia Redefined, mostrando como um design lindo e funcional poderiam salvar a Wikipedia. Na minha opinião, se esse fosse mesmo o design do site, ele dificilmente estaria passando pelas tempestades atuais. Não seria mais agradável pesquisar no site criado pela New!?

wikipedia-redesign-redefined-new-com-limao-post

Redesenhando a apresentação de Eduardo Saverin

Quem leu o livro ou viu o filme sobre o Facebook percebeu que desde o começo, a briga entre Saverin e Zuckerberg estava na forma de como o site ganharia dinheiro. Mark não queria propagandas na sua criação, enquanto Eduardo buscava patrocínios em reuniões com empresas anunciantes em Nova York.

O site Digiday publicou o que seria a apresentação de mídia kit do Facebook, supostamente desenvolvida por Saverin em 2004. A apresentação foi pensada para convencer os investidores a colocar seus anúncios no TheFacebook, (nome original antes de se chamar apenas Facebook).

E quem foram os apaixonados da vez a redesenhar essa apresentação? Os macacos rosa da MonkeyBusiness. Isso por que respiramos apresentações (além de todos aqui terem suas contas no Facebook) e achamos que um redesign melhoraria esse material de vendas.

Não serei ingênuo afirmando que ele ficaria mais rico com uma apresentação da MonkeyBusiness. Mas tenho certeza que com a nossa ajuda e consultoria, e com o trabalho da nossa equipe de criação, ele teria um material mais atrativo e vendedor no disquete (ainda usávamos disquetes em 2004?).

E quem sabe teríamos ajudado o nosso amigo Eduardo Saverin a vender algumas cotas e ele ainda estaria no board do Facebook? Nunca é demais sonhar…

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Tecnologia

Dell lança no Brasil monitor Touch Screen de 24” com suporte móvel, 10 toques simultâneos e hub USC-C integrado.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.